Título: Ministro do Meio Ambiente exonera superintendente do Ibama no Rio
Autor: Brandão, Tulio
Fonte: O Globo, 30/07/2008, Rio, p. 22

Segundo Minc, decisão foi tomada depois de pedido do próprio Rogério Rocco

Tulio Brandão

O superintendente regional do Ibama no Rio, Rogério Rocco, será exonerado hoje pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. A saída, oficializada no Diário Oficial da União, teria sido pedida pelo próprio Rocco, que estaria insatisfeito no cargo, segundo informou o ministro. O superintendente, abalado pela notícia, preferiu ontem não dar declarações sobre sua exoneração. O lugar dele será interinamente ocupado pelo chefe da Divisão Técnica do Ibama no Rio, Adilson Gil, que já atuava como seu substituto.

De acordo com Minc, Rocco teria pedido para sair do cargo duas vezes. Foi demovido na primeira e, na segunda, depois de negociações, o superintendente teria aceitado fazer uma troca de cargos com o diretor do Parque Nacional da Tijuca, Ricardo Calmon. Dias atrás, diante da informação de que alguns convênios que dariam verba para o parque ainda não tinham sido assinados, Rocco teria recuado do convite. Aí, explicou Minc, era tarde demais.

- Quando ele disse que não queria mais, mudando de idéia pela quarta vez, o processo de exoneração já estava em tramitação. Não dava mais para voltar atrás - disse Minc, frisando que a exoneração não foi uma questão política. - É muito diferente do que aconteceu esta semana, na saída do superintendente de Rondônia (Oswaldo Pittaluga). No caso do Rio, foi uma escolha do próprio Rocco.

O superintendente disse ontem que não aceitaria o cargo de diretor do Parque da Tijuca. Diante da informação, o chefe da unidade de conservação, Ricardo Calmon, informou que não teria como ocupar a vaga deixada por Rocco. Por isso, Minc escolheu interinamente Adilson Gil, que seria indicação do próprio superintendente, segundo o ministro.

- Ainda quero que o Calmon assuma a gerência no Rio. Vamos dar um tempo até o Rogério se situar num posto no Ministério do Meio Ambiente - disse Minc.