Título: Gabeira vai a Batan com candidato único
Autor: Lima, Ludmilla
Fonte: O Globo, 27/07/2008, O País, p. 8

Na visita à favela que já foi dominada por milícia, o deputado do PV é guiado por homem que diz ser do Bope.

Guiado por um homem que se identificou como policial do Bope, o candidato a prefeito Fernando Gabeira (PV-PSDB-PPS) visitou ontem à tarde a favela do Batan, na Zona Oeste, onde uma equipe do jornal ¿O Dia¿ foi torturada em maio por um grupo de militares que integram uma milícia. Gabeira também era acompanhado pelo candidato a vereador do PSDB Alexandre Oliveira, que fechou acordo com a associação de moradores local, presidida por Wolney de Paula, que afirma ser tenente do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM.

Nas ruas e vielas da favela só se vê propaganda do tucano ¿ que disse ter sido administrador regional de Bangu ¿ e do candidato a prefeito Eduardo Paes (PMDB), também ¿escolhido¿ pelos moradores.

¿ Reunimos todo mundo que trabalhava com políticos no Batan para um trabalho de conscientização sobre qual o melhor candidato. Foram os moradores que decidiram apoiar o Alexandre, único candidato de Realengo. Mas, como estamos numa democracia, não há discriminação com os demais ¿ disse o presidente da associação, que mora há 28 anos na comunidade, onde é conhecido pelo apelido de ¿Segurança¿.

Ao ser abordado por uma moradora que queria trabalhar para Alexandre, Wolney mandou procurar um homem chamado Negão, que seria até há pouco tempo diretor comunitário da associação. A entidade, segundo o presidente, foi assumida em 22 de junho por um grupo de policiais e bombeiros.

Após caminhar pela comunidade, Gabeira fez um discurso em frente ao comitê do candidato a vereador. Na sua apresentação aos moradores, o candidato lembrou da tortura que sofreu durante o período da ditadura militar.