Título: Cabral: ameaça à imprensa é sinal de estado de exceção
Autor:
Fonte: O Globo, 27/07/2008, O País, p. 9
Crivella diz que não recuará da decisão de entrar em favelas.
O governador Sérgio Cabral (PMDB) divulgou nota afirmando que toda vez que o livre jornalismo é impedido de atuar é sinal de um estado de exceção e que, portanto, garantir segurança aos cidadãos é garantir o estado de direito democrático.
¿O direito de ir e vir de candidatos e da imprensa é sagrado. Fatos como esse, gravíssimo, tornam evidente a necessidade de combate sem tréguas à criminalidade¿, diz a nota. Segundo Cabral, as ações do estado visam a acabar com áreas em que criminosos ¿se acham donos das comunidades¿.
¿O poder do Estado tem que ser a referência para as comunidades, e não os bandidos. O combate ao crime no Rio tem que ser incessante e firme para garantir o processo democrático e a livre circulação de toda a população, o que inclui, naturalmente, candidatos e jornalistas¿, afirma ainda o texto.
Embora acompanhado por candidatos a vereador da região, Crivella disse não ter negociado o acesso na Vila Cruzeiro e que não recuará da intenção de entrar nas favelas:
¿ Honestamente, se o cara quiser me dar um tiro, dê, porque não aceito. É o fim do mundo. Na cidade em que a gente mora e onde nasci, a gente pedir autorização. Vou entrando.
Também em nota, a Secretaria de Segurança considerou afronta ao estado de direito e à sociedade organizada as ameaças que bandidos feitas na Vila Cruzeiro: ¿Um dos princípios da política de segurança adotada desde o início de 2007 é o de recuperar áreas carentes sob domínio de traficantes de drogas. É público e notório que a Vila Cruzeiro é uma das áreas a serem reconquistadas¿.
O senador Crivella encerrou a caminhada ao saber das cenas de constrangimento:
¿ Truculência. Um absurdo. Não tenho palavras para expressar a minha revolta. Como pode, numa cidade onde pagamos impostos, pedir autorização para andar na rua?
O senador disse que continuará indo às comunidades.
Gabeira: candidatos devem ir juntos às favelas
Jandira Feghali, do PCdoB, também esteve na Vila Cruzeiro. Apesar de não ter havido nenhum incidente, uma moto e dois carros com bandidos armados passaram pelo grupo que a acompanhava.
¿ Se eu não for às comunidades com a minha campanha, estou deixando as pessoas fora do processo eleitoral.
Ao ser informado sobre as ameaças aos jornalista, o candidato a prefeito Fernando Gabeira, do PV, fez mais uma de suas propostas inusitadas:
¿ Se for assim, é para liberar geral. Vou propor que todos os candidatos subam a favela juntos ¿ disse Gabeira, afirmando que quando esteve na Vila Cruzeiro apenas lhe pediram para retirar os óculos escuros.