Título: Josá Alencar enfrenta novo câncer no abdômen
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 27/07/2008, O País, p. 15

Com bom humor e otimismo, vice-presidente diz que será submetido mais uma vez a quimioterapia.

BRASÍLIA. Consciente da gravidade do quadro, mas demonstrando coragem para continuar lutando e enfrentar o que vem pela frente, o vice-presidente José Alencar confirmou ontem que exames feitos em São Paulo sexta-feira detectaram nova recorrência de câncer no abdômen. Brincando e falando com naturalidade da morte, ele disse não temê-la. Ele procurou esconder qualquer traço de abatimento e demonstrou otimismo com a inclusão de uma nova droga espanhola na quimioterapia que retomará a partir de agosto.

Ao desembarcar na Base Aérea de Brasília, Alencar afirmou que está bem, que sua cabeça está boa e que vai manter a rotina de trabalho durante o tratamento. Disse que não teme a morte, só a desonra.

¿ Estou ótimo, não tem nada me atrapalhando. O que poderia atrapalhar era a cabeça, mas a cabeça está boa, por uma razão muito simples: ninguém morre na véspera.

Acompanhado pela mulher, Mariza Gomes da Silva, o vice fez os exames, que detectaram uma recidiva do câncer abdominal, no Hospital Sírio Libanês. É o terceiro tumor na região desde julho de 2006.

¿ Então estamos lutando. A vida é realmente uma luta. A vida para qualquer um de nós não tem apenas vargem, não. Tem também curvas, morro, atoleiro, tem de tudo. Mas vamos lutando, e Deus tem me ajudado muito ¿ disse Alencar, que chegou bem humorado, brincando com os jornalistas:

¿ Sem perguntas. É só para olhar na minha cara.

Vice-presidente agradece preocupação com sua saúde

Depois, agradeceu à preocupação com a sua saúde:

¿ Fico pensando que eu valho alguma coisa.

Alencar fez questão de contar detalhes da sua agenda como presidente em exercício:

¿ Eu acho que o trabalho até tem me ajudado. Há muito tempo venho enfrentando isso e nunca parei de trabalhar.

O vice-presidente deu detalhes do tratamento, contando que os efeitos colaterais, como a queda de cabelos começam a aparecer em seis ou sete dias:

¿ Vocês já me viram careca algumas vezes e vão tornar a ver. E tem muitas moças que gostaram ¿ brincou Alencar.