Título: MP pede rejeição de Nadinho de Rio das Pedras
Autor: Bottari, Elenilce
Fonte: O Globo, 01/08/2008, O País, p. 5

Elenilce Bottari

O Ministério Público Eleitoral deu parecer contrário à candidatura à reeleição do vereador Nadinho de Rio das Pedras (DEM), que está sendo processado pelo assassinato do inspetor de polícia Félix Tostes.

Nadinho é citado em investigações da Polícia Civil como chefe da milícia de Rio das Pedras. Foi eleito em 2004 com 34.764 votos, 15.239 deles na 179ª Zona Eleitoral, sendo a maioria esmagadora na favela Rio das Pedras. Mesmo que o juiz de registros de candidatura aceite o parecer pelo indeferimento, Nadinho e os outros candidatos podem recorrer ao pleno do TRE e ao TSE.

Dos 25 registros de candidatura indeferidos no Estado do Rio desde o início do processo eleitoral, quatro são de candidatos com folha criminal, confirmando a decisão do Tribunal Regional Eleitoral fluminense ¿ anunciada por seu presidente, Roberto Wider ¿ de que a Justiça Eleitoral vai considerar a vida pregressa, mesmo de quem não tiver sido condenado em última instância.

Os reprovados por folha corrida são Ademar Faria da Costa, o Coronel Ademar (PSB/PCdoB); Jussieu Marinho Castelo Branco Júnior, o Marinho ((PTC/PMN); Luiz Fernando Barreto de Queiróz, o Luiz Bispo (PV); e Roberto Ferreira da Silva, o Ferreira Bombeiro (PV). Eles não prestaram esclarecimentos sobre anotações penais anexadas a seus processos.