Título: Já os arquivos...
Autor: Weber, Demétrio; Oliveira, Germano
Fonte: O Globo, 01/08/2008, O País, p. 12
Até hoje governo não abriu documentos
BRASÍLIA. O mesmo governo que defende a punição a militares acusados de tortura até hoje não abriu os arquivos da ditadura. Paulo Vannuchi, secretário de Direitos Humanos, lembrou que o governo será intimado em breve a abrir os arquivos das Forças Armadas sobre a guerrilha do Araguaia. É o que determina uma sentença da Justiça Federal.
O governo já editou medidas provisórias e aprovou normas para permitir o acesso aos arquivos da ditadura militar, mas sem resultado. As Forças Armadas insistem que não têm mais arquivos para abrir. Os documentos mais aguardados, e que nunca apareceram, são os que podem apontar onde estão os corpos de desaparecidos políticos.
Em novembro de 2005, o governo baixou decreto determinando que documentos da época em poder de órgãos públicos e de comandos militares fossem transferidos ao Arquivo Nacional, o que não ocorreu. Vannuchi chegou a fazer um apelo aos militares da reserva que guardam esses relatórios que os encaminhassem ao governo, o que também não foi feito.