Título: PSDC agora ameaça expulsar
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 31/07/2008, O País, p. 3

Alessandra Duarte e Cássio Bruno

O presidente nacional do Partido Social Democrata Cristão (PSDC), José Maria Eymael, disse ontem que os candidatos a vereador Claudinho da Academia, da Rocinha, e Claudinho da Merendiba, da Vila Cruzeiro, poderão ser expulsos do partido. Segundo Eymael, o secretário-geral da sigla, Paulo Fortunato, desembarcará hoje no Rio para investigar a responsabilidade dos diretórios municipal e estadual nas acusações contra os candidatos.

- Foi a pior coisa que aconteceu no PSDC. Vamos apurar. Podemos pedir o afastamento. Até a próxima semana, teremos uma resposta - afirmou Eymael, dizendo, porém, que o partido checara as fichas dos candidatos quando eles pediram filiação na legenda.

Eymael afirmou ainda que a polêmica em torno dos candidatos com ficha suja do PSDC repercutiu nos diretórios regionais de outros estados. O Ministério Público já pediu a impugnação da candidatura de Claudinho da Academia. Contra ele, há 22 anotações penais, uma delas por homicídio.

Quanto à desaprovação de quatro prestações de contas do partido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eymael disse que as contas foram recusadas por problemas de demonstração contábil, mas que o partido tem todos os documentos pedidos. O TSE, segundo Eymael, cortou o repasse do Fundo Partidário ao PSDC em abril deste ano. O presidente do partido disse que a sigla vai entrar com uma representação nos conselhos de contabilidade de São Paulo e Brasília contra as empresas de contabilidade que assessoraram o partido:

- Enquanto não entrar com a representação, não vou falar os nomes dessas empresas - disse, explicando ainda por que o partido não se manifestou antes. - Em 2007, o TSE passou a não mais mostrar a desaprovação de contas dos partidos por ofício a eles, e sim pelo Diário da Justiça. Mas esse comunicado não recebemos, porque foi a diarista da sede de Brasília que o recebeu, e ele se extraviou.