Título: Jandira e Chico criticam declarações feitas por Crivella sobre clientelismo
Autor: Duarte, Alessandra ; Galdo, Rafael
Fonte: O Globo, 31/07/2008, O País, p. 4

Senador afirma que quem tem relação com crime deve ser afastado do pleito

Alessandra Duarte e Rafael Galdo

A candidata do PCdoB à prefeitura do Rio, Jandira Feghali, criticou ontem seu adversário do PRB, Marcelo Crivella, por declarações feitas na véspera. Crivella disse que "clientelismo só ocorre quando há troca de voto por dinheiro, mas troca por serviço, não. É papel de vereador". Para Jandira, essa troca também é clientelismo:

- Usando a máquina pública? Claro que é. A gente não pode comprar votos, a gente tem que apresentar nossas idéias, ouvir as dificuldades da comunidade e tratar de ganhar voto pela consciência - disse Jandira ontem, em visita ao Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.

O candidato do PSOL, Chico Alencar, também atacou Crivella. Em nota, ele disse que o candidato do PRB é imagem do "neochaguismo, pois representa uma visão ultrapassada, cujo repúdio pela população carioca contribuiu para a vitória de Brizola em 82":

- Espero que o TRE chame os envolvidos e investigue, pois compra de voto é crime.

Para Jandira, o uso de programas sociais por candidatos, como o que teria sido feito pela candidata Carminha (PTdoB), "estabelece a vinculação de algumas candidaturas com esse tipo de esquema".

- Nessa denúncia o TRE tem que botar a mão. Abuso de poder econômico não é só pelo dinheiro privado, é pelo público também. Abuso do poder econômico com dinheiro do contribuinte é um escândalo. O nome "curral" já é muito ruim, porque as pessoas não são gado. Esses feudos são um prejuízo à democracia - disse.

Crivella disse ontem que candidatos que tenham comprovada relação com o crime devem ser afastados do pleito. Ele acusou a imprensa de tentar vinculá-lo ao tráfico e às milícias por receber apoio de candidatos a vereador suspeitos de ligação com facções criminosas:

- Ora me ligam ao tráfico, ora à milícia, como se fosse possível ser relacionado a dois grupos que se odeiam. Não sou ligado a nada disso. Mas estão sempre tentando denegrir minha imagem.

Crivella: "Conheço o Deco e acredito que foi injustiçado"

Sábado, Crivella fez corpo-a-corpo na Vila Cruzeiro com o candidato a vereador Luís Cláudio dos Santos, o Claudinho da Merendiba (PSDC). Anteontem, na Chacrinha e no Mato Alto, em Jacarepaguá, ele fez caminhada com o vereador e candidato à reeleição Luiz André Deco (PR), que, segundo fontes da Polícia Civil, é investigado por suposto envolvimento com milícias. O senador defendeu Deco:

- Conheço o Deco e sua família, assim como as condições humildes em que ele vive. É um rapaz que tem um passado e um presente que o dignificam, e acredito que foi injustiçado - disse Crivella, que divulgou nota em que afirma que O GLOBO estaria fazendo campanha contra ele, apesar de diversos outros jornais terem noticiado seu corpo-a-corpo com Deco e registrado a suspeita de que este teria ligação com milícias.

COLABOROU: Flávio Tabak