Título: Justiça Eleitoral rejeita 25 candidaturas no Rio
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 31/07/2008, O País, p. 5
Candidatos a vereador tinham problemas com documentação, mas ainda podem recorrer
Fábio Vasconcellos
A Justiça Eleitoral divulgou ontem a primeira lista de candidatos a vereador que tiveram os registros de candidatura indeferidos. São 25 nomes com problemas na documentação que estão impedidos de concorrer nestas eleições. Eles ainda podem, porém, recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Até ontem, 519 registros tinham sido aceitos pela Justiça, o que corresponde a 40% do número de candidatos. Já foram aprovadas as candidaturas a prefeito de Alessandro Molon (PT), Fernando Gabeira (PV) e Eduardo Serra (PCB). Entre os candidatos a vereador com registro indeferido está o ex-jogador Jair Ventura FIlho, o Jairzinho Furacão, que concorria pelo PCdoB.
A ex-deputada estadual Eliana Marta Ribeiro da Silva (PT do B) teve o pedido negado. Na declaração de bens, ela afirmou possuir R$1,1 milhão em espécie. Em 2006, ela concorreu pelo PMDB a uma vaga na Assembléia Legislativa, mas obteve apenas 31.915 votos. Foi eleita deputada em 2002.
O maior número de candidaturas indeferidas é da coligação PCdoB/PSB: oito. PV e PSB são os partidos com o maior número de registros negados: seis e cinco respectivamente.
Até sexta-feira, o TRE vai divulgar outra lista de candidaturas rejeitadas. Os casos mais esperados são dos candidatos com antecedentes criminais. Muitos já foram intimados a apresentar explicações à Justiça. Além dos ficha-suja, o TRE deverá apreciar nos próximos dias pedidos de impugnação feita contra candidaturas.
Quatro candidatos a prefeito do Rio e um vice tiveram pedida a impugnação de seus registros. A Coligação Experiência e Sensibilidade para Mudar o Rio (DEM/PPC/PMN) protocolou pedido contra o registro de candidatura do deputado Eduardo Paes (PMDB).
Crivella, Solange e Jandira: candidaturas impugnadas
O candidato a prefeito pelo PTdoB, Vinícius Cordeiro, impugnou as candidaturas de Marcelo Crivella (PRB) e de Solange Amaral (DEM). O PTdoB solicitou o cancelamento da candidatura de Jandira Feghali, do PCdoB. Tanto no caso de Crivella quanto de Jandira, a alegação é de que os dois escolheram seus vices fora do prazo. Contra Solange, o argumento é de que ela responde a processo por improbidade administrativa.
Estas são as candidaturas rejeitadas: Ademar Faria da Costa, Adaltro Magalhães, Geovani de Oliveira Fernandes, Maria de Lurdes Silva, Maurício Thadeu Carneiro, Rogério dos Santos, Sidnei Belo Leandro, Antônio Soares do Carmo, Jussieu Marinho Castelo, Luiz Fernando Barreto de Queiróz, Marciliano Moreira da Silva, Luciene Correa Calazans, Fernando Patrício de Assumpção, Bueno Otéro Nery, Roberto Ferreira da Silva, Hélio de Souza Moura, Márcia Souza Brito, Emília Maria de Souza, Alex Antonio Dias, Damião Xavier, Lázaro de Souza, Sérgio Murilo Franco, Jorge Roberto Fortes, Jair Ventura FIlho e Eliana Marta Ribeiro da Silva.