Título: Datafolha mostra ACM Neto na frente da disputa
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 03/08/2008, O País, p. 12

Fugindo da imagem do avô, ele tem apoio de carlistas de peso

SALVADOR. O deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM) está à frente na pesquisa Datafolha, com 28% das intenções de voto. Ele tenta se desvincular da velha política do avô, embora tenha o apoio de carlistas de peso. Entre eles o ex-governador Paulo Souto (DEM) e o senador Cesar Borges (PR), o que incomoda o presidente Lula e o governador Jaques Wagner por ter optado pelo candidato do DEM após ir para a base do governo Lula.

Além do PR, que participa da chapa do DEM com o vice, pastor Marcio Marinho, integra a coligação o PRB do vice-presidente José Alencar. Paulo Souto investe na eleição de ACM Neto como forma de se preparar para um novo embate com Wagner daqui a dois anos.

Em segundo lugar, mas em empate técnico, com 24%, está o tucano Antônio Imbassahy. O prefeito João Henrique tem 19% e o petista Walter Pinheiro 8%. O Datafolha ouviu 831 eleitores, nos dias 23 e 24 de julho, em Salvador. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Wagner quer ser uma alternativa a Dilma em 2010

Wagner, que nos bastidores alimenta a idéia de ser alternativa à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) na corrida para presidente, trava uma disputa muda com Geddel Vieira Lima (PMDB), que articula para ver o governador fora do páreo em 2010. Também de forma silenciosa, Wagner aposta suas fichas em três candidatos. Além de Pinheiro, ele trabalha para João Henrique e Imbassahy, que apóia seu governo na Assembléia. De público, o governador dá o tom:

- Já disse que meu candidato é Pinheiro. Mas não escondo que Imbassahy e João Henrique apóiam meu governo. Quero fugir da polarização, do sim e do não. Isso é uma pobreza política. Todo mundo sabe da minha camisa, mas não vou ficar restrito ao PT - disse Wagner, confirmando que só no segundo turno subirá no palanque de quem estiver disputando com ACM Neto, se for o caso.

O petista Pinheiro, o patinho feio da disputa, quer ganhar na Justiça o direito exclusivo de usar a imagem de Wagner e Lula na campanha. E é um poço de mágoa. No evento que Lula fez na Marina da Ribeira, semana passada, ele não pôde subir no palanque, mas encheu a rua com balões enormes com os dizeres: "Lula é Pinheiro" e "Wagner é Pinheiro".

- Todo mundo quer o apoio de Lula e Wagner. Imbassahy diz que não quer, mas quer. Até ACM Neto não quer brigar com Lula e pode até usar coisas dele. Não vou fazer um cavalo de batalha e cobrar apoio de Wagner. Mas vou usar as imagens dele e de Lula, na medida que são governos do PT, constituídos pelo PT. Eu não sou genérico do PT - reclama Pinheiro.