Título: PT denuncia Kassab ao TRE por uso da máquina
Autor: Pimentel, João
Fonte: O Globo, 28/07/2008, O País, p. 8

Prefeito distribuiu e-mail a auxiliares pedindo ações em áreas onde Datafolha faria pesquisa

SÃO PAULO. A coordenação de campanha do PT de São Paulo entrará hoje com pedido de investigação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que seja apurada a denúncia de que o prefeito Gilberto Kassab (DEM), candidato à reeleição, teria usado a máquina pública em favor de sua candidatura. Os petistas tomam como base um e-mail em que Kassab pede a subprefeitos ações em áreas onde o instituto Datafolha faria entrevistas com os eleitores para pesquisas de intenção de voto, em que ele aparece em terceiro lugar.

- Vamos pedir investigação do TRE porque, ao que tudo indica, ele cometeu dois crimes: tentativa de usar a máquina pública e manipulação de pesquisa eleitoral - disse Carlos Zaratini, coordenador de campanha da petista Marta Suplicy. - Se se concretizar a prova (o e-mail), é algo muito sério e alguma medida tem de ser tomada - continuou ele, referindo-se ao diálogo revelado na edição de ontem do jornal "Folha de S. Paulo".

No e-mail, encaminhado no dia 23 a 26 subprefeitos, Kassab dá as ordens: "Amanhã, bem cedo, o Datafolha recomeça a pesquisa de campo (...) Assim como hoje, onde alguns foram identificados, seria ótimo se acontecesse amanhã. E, evidentemente, identificado o ponto, que tivéssemos uma ação".

A ex-prefeita Marta Suplicy foi comedida ao comentar o caso.

- Não tenho palavras, fiquei pasma - disse ela, evitando se estender a respeito do assunto, pouco antes de participar de um encontro com servidores da área de transporte público.

A equipe de Geraldo Alckmin (PSDB) informou que não pretende entrar com representação contra Kassab. O coordenador da campanha, o deputado Edson Aparecido, considerou considerou grave o episódio.

- Não vamos fazer nada (contra Kassab). Cada um faz a campanha que pode, e a nossa não é dessa maneira. Não vamos entrar nessa polêmica, que é muito grave - disse ele, que ontem cumpriu a agenda no lugar de Alckmin, que foi internado na noite de sábado com intoxicação alimentar.

Kassab rebateu as críticas:

- Eu, como prefeito de São Paulo, pedi aos subprefeitos para que ficassem alertas para que, identificados fatos, eles agissem. E agir significa inclusive chamar a polícia para dar flagrante. A preocupação não é a pesquisa. A preocupação está relacionada com ações que possam, ao longo do processo eleitoral, prejudicar as atividades da cidade - disse.

O Instituto Datafolha informou que é impossível as campanhas saberem com antecedência os locais onde a entidade fará sua pesquisa de campo. Esses dados são registrados no TRE somente depois de realizada a pesquisa.