Título: Com usina, salto de 237% em cidade do Piauí
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 03/08/2008, Economia, p. 35

Efrém Ribeiro

TERESINA. A fórmula para Capitão Gervásio Oliveira (a 500 km de Teresina) ser o município do Brasil com maior variação positiva no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) - 237,8% - chegou em 2003: a construção, pela Vale, da usina-piloto de extração e beneficiamento de níquel, que custou R$68 milhões. Com 3.865 habitantes, o município, que fica isolado na região semi-árida, mudou.

Segundo o supervisor de Informações do IBGE do Piauí, Pedro Soares, grande parte dos habitantes da zona rural foi para a área urbana do município. Esta passou de 358 moradores em 2000 para 849 no ano passado. O coordenador de Projetos Estratégicos do governo piauiense, Jorge Lopes, diz que, com a chegada da Vale, instalaram-se em Capitão Gervásio mais de 130 empresas - de hotel a supermercado -, que contrataram 800 funcionários, sendo 70% deles no próprio município.

O professor do ensino fundamental Jurandir Oliveira diz que, agora, os adolescentes têm perspectiva de emprego:

- Aqui em Capitão Gervásio, os mais jovens iam para outros lugares em busca de trabalho, e isso diminuiu muito.

A migração tem mudado de foco. Incentivados pela Vale, os jovens vão estudar em Minas Gerais, referência em engenharia de mineração e geologia.