Título: Limpadores derrotados pela gordura
Autor: Sampaio, Nadja
Fonte: O Globo, 03/08/2008, Economia, p. 38

Exame da Pro Teste revela que, de 11 produtos multiuso, quatro não cumprem a promessa de limpar tudo

Nadja Sampaio

Limpar tudo com um só produto é o que prometem nos anúncios os fabricantes de limpadores multiuso. E o maior apelo publicitário é a facilidade de remover a gordura. Mas, na prática, não é bem isso o que ocorre. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Pro Teste examinou os 11 limpadores multiuso mais encontrados no mercado e o resultado é que quatro deles ¿ Brilhante, Ajax Fresh, Carrefour Tradicional e Extra Tradicional ¿ foram reprovados justamente no item de maior apelo no marketing: a gordura. Cinco deles realmente limpam todos os tipos de sujeira. E o Veja foi considerado o melhor.

A coordenadora-geral da Pro Teste, Maria Inês Dolci, critica a legislação nacional, pela qual os sanitários líquidos não precisam mostrar, em testes de laboratórios, se o produto de fato cumpre o que promete na embalagem:

¿ Fica por conta do consumidor testar as marcas para saber se elas limpam como prometem. E não são produtos baratos. O consumidor tem que gastar para testar o produto.

Nenhum dos limpadores possui trava de segurança na tampa

Um ponto positivo, diz Maria Inês, é que todos os limpadores testados traziam no rótulo a descrição de sua composição, os telefones para consulta e para atendimento de emergência no caso de intoxicação. No laboratório, também ficou comprovado que a exposição a pequenas quantidades dos limpadores ¿ por exemplo, um alimento colocado sobre a bancada da cozinha limpa com estes produtos ¿ não oferece perigo de intoxicação.

Mas a coordenadora da Pro Teste salienta que a ingestão qualquer quantidade certamente trará problemas. Segundo Maria Inês, o perigo que isto aconteça é real por causa da falta de trava de segurança nas embalagens:

¿ Nenhum dos limpadores possui trava ou algum mecanismo de segurança na tampa. Eles podem ser facilmente abertos e ingeridos por crianças. Fizemos um estudo em parceria com a Associação Médica Brasileira, em 2004, e foi comprovado que as crianças de até 5 anos são as principais vítimas de acidentes de consumo. Depois dos medicamentos, os produtos de limpeza são a segunda causa dessas ocorrências. A inclusão de uma trava de segurança seria uma forma de diminuir essa incidência.

Maria Inês explica ainda que para observar a eficácia dos limpadores multiuso, foi avaliada a atuação deles na limpeza de vidro, gordura, fogão e chão:

¿ Penalizamos aqueles que ficaram como regular ou abaixo disso. Por isso, Ajax, Carrefour, Brilhante e Extra foram classificados como ruins no total da avaliação.

No cômputo geral do teste, o Veja foi considerado o melhor. Na limpeza do vidro, os melhores foram Veja, Minuano, Uau e Qboa. O item gordura foi o maior desafio dos limpadores. Veja, Pratice, Assim e Ypê removeram praticamente toda a sujeira. Ajax, Brilhante, Carrefour e Extra deixaram muito a desejar, enquanto Uau e Minuano se saíram um pouco melhor.

Quando a tarefa foi tirar comida endurecida sobre o fogão, Veja, Uau e Qboa foram os mais eficazes, removendo 85% da sujeira. No entanto, o Brilhante só conseguiu tirar 26%. Para limpar o chão, todos os produtos funcionaram muito bem, removendo mais de 80% da sujeira.

Empresas reclamam falta de informação sobre metodologia

O último exame do teste foi o painel de usuários. Os produtos foram aprovados na facilidade de aplicação. O maior problema foi verificado com o Pratice, que causou irritações em alguns voluntários, como coceiras na garganta, espirros e tosse.

As três empresas afirmam que não receberam os laudos dos testes e contestam as informações e resultados das análises, pois a Pro Teste não divulga a metodologia, lotes e o correto rastreamento do produto.

O Extra destaca que mantém rígido controle dos produtos. E acrescenta que o produto testado está de acordo com a regulamentação da Anvisa. O Carrefour ressalta que o desenvolvimento de todos os produtos com a de marca própria cumprem exigências rígidas de segurança e qualidade.

A Unilever, detentora da marca Brilhante, esclarece que seus produtos atendem as normas vigentes no Brasil, tanto com relação aos processos de fabricação, quanto aos ingredientes presentes, às embalagens e à rotulagem. A companhia diz que garante o alto padrão de qualidade por meio de procedimentos rigorosos no controle das matérias-primas utilizadas. Consultada, a Colgate-Palmolive, fabricante do Ajax, não se pronunciou.