Título: Presidente diz que é hora de pedir aumento
Autor: Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 03/08/2008, Economia, p. 39
Conselho a trabalhadores ignora BC
SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP). Em meio a um dos mais severos repiques de inflação de seus dois mandatos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva incentivou ontem os trabalhadores a pegar carona na expansão da economia, ¿que cresce há quatro anos¿, e reivindicar reajuste salarial. O conselho foi dado em discurso na posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, do qual Lula já foi presidente e onde começou sua trajetória política.
A possibilidade de indexação salarial na atual conjuntura de escalada dos preços é um dos principais temores do Banco Central, ao qual cabe segurar a inflação. O presidente do BC, Henrique Meirelles, já fez advertência pública sobre este risco.
¿ Este é o momento de vocês conquistarem salários. Aqui tem empresários, amigos nossos de muitas horas, adversários, negociadores e outros. A hora que a gente tem que ganhar aumento de salário é a hora que as empresas estão ganhando dinheiro. A hora que elas estiverem tendo prejuízo, o que vocês vão ganhar? É desemprego. Essa é a hora de aumentar conquistas e de conquistar coisas que vocês têm direito ¿ disse Lula.
A referência de Lula à inflação ocorreu em críticas aos especuladores no mercado internacional, que jogavam ¿como em um cassino¿ (com a cotação de commodities) e provocaram uma inflação mundial que, admitiu, ¿pegou¿ o Brasil:
¿ Agora, quem vai pagar a conta são os países pobres.
Esta especulação, disse Lula, também estaria por trás da crise americana, classificada como ¿muito violenta¿:
¿ Há oito anos, se os EUA espirrassem a gente pegaria pneumonia. Agora estamos preparados. Faço reunião com meu pessoal da economia todos os dias. Tomamos uma decisão: contra a inflação temos que aumentar a produção. (Adauri Antunes Barbosa)