Título: Objetivo de Lula agora é contornar mal-estar criado com a Argentina
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 31/07/2008, Economia, p. 24
Países adotaram posições contrárias na OMC, gerando polêmica regional
Eliane Oliveira
BRASÍLIA. Após o fracasso da Rodada de Doha, agora é preciso contornar o mal-estar com a Argentina, que ficou contra o Brasil nas negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC), dizendo-se traída. Este é um dos objetivos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua viagem ao país vizinho na próxima segunda-feira. Ele levará consigo mais de cem empresários dos mais diversos setores, ministros e dirigentes de estatais.
Fontes do governo brasileiro afirmaram que, ao aceitar um nível mais baixo de proteção para seu setor industrial que a Argentina, o Brasil decidiu assumir uma posição depois de tentar, sem sucesso, um acordo com os argentinos.
Fiasco em Doha livrou Cristina Kirchner de pressão
De qualquer forma, destacou um diplomata, o país terá mais tempo para reequipar sua indústria, de um lado; e Cristina Kirchner, já pressionada pelos agricultores, devido a questões internas, livrou-se de novos focos de pressões, caso se comprometesse com a abertura de seu mercado para produtos industrializados.
Lula e Cristina Kirchner darão continuidade à agenda bilateral estabelecida no início deste ano. Os dois já fixaram prazos para medidas como o início do intercâmbio bilateral em moeda local - peso ou real, em vez de dólar - em setembro deste ano, a apresentação de cronogramas para a criação de uma binacional de enriquecimento de urânio e a venda de aviões da Embraer para o país vizinho.
No próximo dia 14, Lula vai à posse de Fernando Lugo à presidência do Paraguai. Será uma oportunidade de conversar sobre assuntos espinhosos, como a hidrelétrica de Itaipu, e de reforçar a intenção do governo brasileiro de investir em projetos de infra-estrutura naquele país.
Os uruguaios também serão beneficiados com a integração, afirmaram fontes do governo brasileiro. Entre os projetos a serem executados, destaca-se a construção de uma linha de transmissão de energia elétrica.