Título: Pesquisa mostra candidatos empatados
Autor: Swarns, Rachel L.
Fonte: O Globo, 04/08/2008, O Mundo, p. 26

Ataques de McCain podem ter influenciado a queda de democrata

WASHINGTON. Os ataques da campanha de John McCain contra Barack Obama parecem render resultados positivos para o senador republicano, que está empatado com o democrata, com 44% de intenção de voto, de acordo com a pesquisa do Instituto Gallup feita no fim de semana. O senador democrata tinha 9 pontos de vantagem (49% a 40%) sobre McCain em 26 de julho.

O republicano começou a atacar Obama no fim do mês passado, durante a viagem do democrata ao Oriente Médio e à Europa, que incluiu visitas ao Iraque e ao Afeganistão. A partir de então, uma série de anúncios começou a ser veiculada na televisão e na internet. O primeiro deles apresenta Obama como ¿a maior celebridade mundial¿, comparável a Paris Hilton e Britney Spears, e questiona sua capacidade de liderança. Em outros, Obama é retratado como um político com ares messiânicos. Críticas por não ter mencionado a América Latina durante seu discurso em Berlim completam o bombardeio.

Os ataques causaram polêmica e atraíram grande atenção da mídia, podendo ter contribuído para a queda de Obama na pesquisa do Gallup. McCain disse na quinta-feira que a recente campanha audiovisual serve para acentuar as diferenças entre ele e seu oponente. Mas Obama qualificou as táticas de McCain de ¿frívolas e desesperadas¿.