Título: Crivella vai falar de Lula e Cimento Social no horário eleitoral gratuito
Autor: Tabak, Flávio
Fonte: O Globo, 05/08/2008, O País, p. 10

Orientado por Duda, candidato a prefeito entrega santinhos em braille

Flávio Tabak

O candidato do PRB a prefeito do Rio, Marcelo Crivella, adiantou ontem os temas que abordará no horário eleitoral gratuito, que começa no dia 19 de agosto. Com orientação do publicitário Duda Mendonça, Crivella pretende mostrar no programa de TV as obras do Cimento Social no Morro da Providência, embargadas pelo Tribunal Regional Eleitoral, e os projetos que elaborou no Senado Federal com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- Vamos falar do Cimento Social, da Zona Franca Social, da nossa prioridade para os 800 mil deficientes do Rio de Janeiro. Também falaremos da parceria com o presidente Lula para trazermos saneamento e do nosso projeto de construir cem mil casas. Estamos preparando tudo isso - disse o candidato.

Durante visita ao Instituto Benjamin Constant, especializado no tratamento de deficientes visuais, Crivella também apresentou um pacote publicitário-eleitoral direcionado para cegos. Com santinhos e cópias em braille da carta-compromisso que vem distribuindo durante a campanha, o candidato explicou que a visita ao instituto foi um ato simbólico, por causa do início da cobertura das eleições deste ano pela TV Globo.

- Vou usar essa cobertura para alcançar meus eleitores fora do horário eleitoral, em que tenho pouco tempo, para passar minhas mensagens. Começamos a nossa campanha nessa fase da televisão no Benjamin Constant. É a referência no apoio ao deficiente visual -afirmou o candidato.

Candidato comete gafe no instituto para cegos

Em reunião com diretores do instituto, porém, o candidato cometeu uma gafe. Perguntou para os funcionários se a cegueira total realmente existe. A resposta veio logo em seguida com o exemplo da vice-diretora do Benjamin Constant, Maria da Glória Almeida, que é cega. Ela explicou ao senador que o principal problema vivido pelas pessoas que têm deficiência visual são as novas portas de desembarque dos ônibus circulares, que passaram a ficar na traseira do veículo. Segundo ela, os motoristas não percebem quando os passageiros saltam, o que para os cegos provoca o risco de acidentes graves.

Embora tenha elogiado ontem os meios de comunicação pela cobertura sobre a formação de currais eleitorais, Crivella criticou O GLOBO, afirmando que utiliza os conselhos de Duda Mendonça para lutar contra o que chamou de "maior adversário".

Crivella também criticou a formação dos currais eleitorais em comunidades carentes:

- O tráfico ou qualquer tipo de criminalidade não pode ter representação nas câmaras. Eles não são expressões da democracia, não podem representar nossa cidadania.