Título: Paes terá o maior tempo na TV: quase 7 minutos
Autor: Souza, Isonilda
Fonte: O Globo, 02/08/2008, O País, p. 4

Horário eleitoral gratuito começa no próximo dia 19, às 7h no rádio e às 13h na televisão

Elenilce Bottari

O candidato Eduardo Paes, da coligação Unidos Pelo Rio (PMDB-PTB-PP-PSL), terá o maior tempo no horário gratuito, entre os que disputam a eleição para a prefeitura do Rio: 6 minutos e 48 segundos, dos 30 minutos de cada programa eleitoral. Ontem, o juiz responsável pela fiscalização da Propaganda Eleitoral no Município, Fábio Uchôa, fez o sorteio da ordem dos partidos e divulgou a distribuição do tempo entre os candidatos às eleições de outubro.

O horário eleitoral gratuito começa dia 19, às 7h, no rádio, e às 13h, na televisão. Por lei, um terço do tempo é dividido igualmente entre todos os partidos ou coligações. Os outros dois terços são distribuídos de acordo com o número de cadeiras de cada partido na Câmara.

Seguindo essa regra, o segundo maior tempo ficou com o candidato da Frente Carioca (PV/PSDB/PPS), deputado federal Fernando Gabeira, com 4 minutos e 46 segundos, seguido do candidato do PT, deputado estadual Alessandro Molon, com 4 minutos e 4 segundos. A deputada federal Solange Amaral, da coligação Experiência e Sensibilidade para Mudar o Rio (DEM/PTC/PMN), ficou com 3 minutos e 36 segundos; Jandira Feghali, da Mudança pra Valer (PCdoB/PSB/PTN/PHS), ficou com 2 minutos e 28 segundos.

À frente nas pesquisas de opinião, o senador Marcelo Crivella, da coligação Vamos Arrumar o Rio (PRB/PR/PRDC/PRTB), terá 1 minuto e 51 segundos para divulgar suas propostas. O deputado Paulo Ramos, que concorre pelo PDT, terá 1 minuto e 46 segundos, e Filipe Pereira (PSC), 1 minuto e 11 segundos.

Por acordo, TV Globo exibirá campanha da capital

Candidato da Frente Rio Socialista, o deputado federal Chico Alencar (PSOL), ficou com 57 segundos, seguido do candidato do PTdoB, Vinícius Cordeiro. Os outros candidatos, Eduardo Serra (PCB); e Antônio Carlos Silva (PCO), receberam 50 segundos garantidos pelo tempo igualitário. Além do horário eleitoral, haverá dez inserções diárias de propaganda dos candidatos.

Pelo acordo entre o TRE-RJ, os partidos e as emissoras, a TV Globo vai transmitir a propaganda dos candidatos da capital; a Record, dos candidatos de São Gonçalo; o SBT, dos candidatos de Duque de Caxias; a Bandeirantes; dos candidatos de Nova Iguaçu; a Rede TV, dos candidatos de Niterói; a Rede TV Brasil, dos candidatos de São João de Meriti; e a CNT, dos candidatos de Belford Roxo.