Título: Um dos operadores do mensalão do PT, Delúbio volta ao palanque
Autor: Souza, Isonilda
Fonte: O Globo, 02/08/2008, O País, p. 4

Ex-tesoureiro do partido participa da campanha de Iris Rezende, em Goiânia

Isonilda Souza*

GOIÂNIA. O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares tem participado com desenvoltura da campanha do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), que disputa a reeleição numa coligação que tem o petista Paulo Garcia como vice. Acusado de ser um dos articuladores do esquema do mensalão em processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), Delúbio desfila à vontade pela cena política em Goiás. Ele participou esta semana do principal evento da campanha de Iris até agora.

O ex-tesoureiro foi fundamental nas articulações de bastidores para concretizar a aliança do PT com o PMDB, e decisivo na indicação do candidato a vice, de seu grupo político.

A aliança rachou o PT goiano, que na convenção aprovara a coligação com o PMDB por 116 votos a 115. Os dois partidos foram adversários na eleição de 2004, quando o petista Pedro Wilson, hoje deputado federal, perdeu para Iris.

O acordo é visto como uma forma indireta de o PT reassumir a prefeitura, já que o peemedebista, líder nas pesquisas eleitorais, admitiu que pode se desincompatibilizar para disputar o governo do estado, em 2010. O candidato a vice na coligação, Paulo Garcia, negou o acordo e minimizou a participação de Delúbio na campanha:

- É uma ilação absurda, não há acordo nesse sentido. Delúbio se apresenta como petista de coração e participou de uma caminhada aberta a qualquer um que quiser nos apoiar - disse, acrescentando: - Todos são bem-vindos; se ele vai continuar participando, é questão individual dele.

Delúbio foi expulso do PT e hoje não é filiado a partido algum, mas continua militante petista. Nas aparições públicas, está sempre acompanhado do irmão, o vereador de Goiânia Carlos Soares (PT), próximo a Iris, e da ex-deputada federal, Neide Aparecida. Nas investigações do mensalão, chegou a dizer que tudo seria esquecido e acabaria virando uma piada de salão.