Título: Crivella defende candidatos aliados e volta a fazer ataques à imprensa
Autor: Borges, Waleska
Fonte: O Globo, 06/08/2008, O país, p. 10
Senador pede palmas para Deco, que nega ligação com milícias
Sérgio Duran e Flávio Tabak
O candidato a prefeito do Rio Marcelo Crivella (PRB) voltou ontem a defender o vereador e candidato à reeleição Luiz André Deco (PR), que esteve presente, ontem de manhã, a um encontro do senador com empresários em Jacarepaguá. Ao notar a presença de Deco, Crivella pediu palmas para ele.
- Peço uma salva de palmas para esse nosso companheiro injustiçado de maneira infamante pelo jornal O GLOBO, que botou que a ficha dele é suja, que ele respondia por crimes. Tem o nada-consta. Não consta uma acusação contra ele - disse Crivella. Mas, na verdade, O GLOBO não publicou a ficha do candidato, muito menos suposta ficha suja. Como outros jornais, publicou que Deco é suspeito, segundo a polícia, de ligação com milícias, o que ele nega.
No evento, Deco se comprometeu a apresentar novamente sua certidão criminal ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo o setor de registro do TRE, os documentos do vereador estão com CPF errado ou com dados de outra pessoa.
- Não tem nenhum crime, nem o Claudinho da Academia, nem o Claudinho da Merendiba, nem o Deco. São homens simples, humildes, sem ficha criminal. Foram difamados sem razão - declarou Crivella, fazendo ataques ao jornal, apesar de saber que foram os próprios candidatos que apresentaram os documentos ao TRE.
O GLOBO noticiou que Claudinho da Academia e Claudinho da Merendiba têm, nas fichas entregues por eles próprios ou por seus advogados ao TRE, anotações penais. É um fato, está no processo do registro dos dois, que negam participação em qualquer ato criminoso e alegam se tratar de homônimos. Por esse motivo, como registraram as reportagens, a Justiça Eleitoral deu prazo para que expliquem as anotações penais que eles próprios informaram ter ao pedir o registro de suas candidaturas. O jornal publicou declarações de advogados e dos próprios dizendo ser tratar de homônimos.
Candidato lança site, sem falar do Cimento Social
Longe das ruas, a campanha de Crivella na internet ganhou a companhia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O candidato inaugurou anteontem seu site oficial com a foto do presidente, e sem referência ao Cimento Social. Na seção "conheça o Crivella", há uma foto de Lula com a frase: "Conheço e admiro o trabalho do Crivella". O texto da página repete: "Crivella tem o apoio de Lula".
Ao saber da foto, o candidato do PT a prefeito, Alessandro Molon, adversário de Crivella, se irritou:
- Quer dizer que vale tudo? Se é assim na campanha, imagina na prefeitura.