Título: PF abre outro inquérito
Autor: Alves, Maria Elisa
Fonte: O Globo, 02/08/2008, Rio, p. 19

Nova denúncia é investigada

A Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal (PF) abriu ontem um segundo inquérito, para apurar uma nova denúncia decorrente da Operação Fura-Fila. Outros inquéritos poderão ser instaurados. O delegado Giovani Celso Agnoletto, que investiga o caso, disse que parentes de pessoas preteridas na fila única do estado procuraram a PF, para contar casos em que o médico Joaquim Ribeiro Filho teria cobrado para realizar transplantes de fígado.

Segundo a nova denúncia, a irmã de um paciente assistido por Joaquim no Fundão, por sugestão do médico, teria ido a seu consultório e pago R$400 pela consulta. Na ocasião, o cirurgião teria dito que seria preciso pagar, em espécie, R$150 mil pelo transplante. O paciente morreu. O criminalista Paulo Freitas, que defende Joaquim, disse considerar fantasiosa a denúncia e questiona o fato de só ter sido feita agora.

Até terça-feira, a Secretaria estadual de Saúde entrará em contato com os 1.077 pacientes que estão na fila de transplante de fígado, para agendar exames de sangue. O trabalhou começou na terça. Dia 18, será divulgada uma nova lista.