Título: No 1º dia, 'Leoa' desmarca compromisso
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 02/08/2008, Economia, p. 29

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Considerada vaidosa e sempre ávida por holofotes pelos que a conhecem, a nova secretária da Receita Federal do Brasil, Lina Maria Vieira, segurou o ímpeto e adiou a estréia pública. Apesar de anunciada na véspera, sua participação, ontem pela manhã, na divulgação oficial da extinção da declaração de isento do Imposto do Renda foi cancelada já após o horário marcado para o início da entrevista coletiva. A desculpa foi a de sempre: problemas de agenda.

Lina estava no prédio do Ministério da Fazenda desde cedo. Após pedidos insistentes de uma explicação, sua nova assessoria informou que a "Leoa" do Fisco acabou presa em uma reunião com integrantes do gabinete do ministro da Fazenda, Guido Mantega (que estava em São Paulo), e a cúpula da Receita - que era chefiada até a noite de quarta-feira por Jorge Rachid.

Devem acompanhar o ex-xerife da arrecadação federal os ainda secretários adjuntos Paulo Ricardo Cardoso e Carlos Alberto Barreto. Como Rachid, são remanescentes do ministério de Antonio Palocci.

Lina ainda não fez declarações à imprensa. Sua ascensão ao cargo de secretária do Fisco foi comunicada em curta nota da pasta. Apenas um encontro entre Mantega e ela, no gabinete, foi fotografado.

Sobre a mudança, Mantega limitou-se a dizer ontem, em São Paulo, que o profissionalismo e a eficiência vão continuar. Segundo ele, a troca não vai interferir nos serviços prestados pela Receita Federal.

- Trocamos um profissional por outro - afirmou o ministro, pouco antes deixar a sede da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústria de Base (Abdib), onde se reuniu com empresários. (Henrique Gomes Batista)