Título: Serpro quer banco de dados para declaração
Autor: Batista, Henrique Gomes ; Almeida, Cassia
Fonte: O Globo, 08/08/2008, Economia, p. 25

Contribuinte poderia importar dados como IR na fonte

BRASÍLIA. O Serpro, empresa de processamento de dados do governo, planeja criar até 2009 um banco de dados fiscais individualizado que permitirá à Receita entregar aos contribuintes a declaração anual do Imposto de Renda (IR) praticamente preenchida. Pelo modelo que está sendo desenvolvido, dados como o imposto retido na fonte, informado pelos empregadores, e as notas fiscais emitidas em favor do contribuinte poderão ser acessadas online e importadas para a declaração. O objetivo é facilitar a prestação de contas e evitar erros de preenchimento, o que agilizaria o trabalho do Fisco.

Esse modelo já existe no Chile, explicou o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, mas pressupõe que o contribuinte utilize a certificação digital (senha personalizada).

- Temos condições de fazer isso a curto prazo, até devido aos projetos que nos foram encomendados, como a nota fiscal eletrônica - avaliou Mazoni.

Hoje, o contribuinte que tem certificação digital pode acessar, por exemplo, o valor de salário informado pelo empregador antes de preencher a declaração anual do IR. A implantação do projeto, porém, será gradual. (Henrique Gomes Batista)