Título: Petrobras acha mais óleo no pré-sal junto a Tupi
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 08/08/2008, Economia, p. 30
Nova área, batizada de Iara, está localizada a 230 quilômetros do Rio, no bloco BMS-11,na Bacia de Santos
Ramona Ordoñez*
RIO e QUITO. A Petrobras anunciou ontem ter descoberto mais um campo de petróleo leve de boa qualidade no bloco BMS-11, em águas ultraprofundas no pré-sal na Bacia de Santos. É no mesmo bloco onde a Petrobras, no fim do ano passado, descobriu o campo gigante de Tupi, com reservas estimadas entre cinco bilhões e oito bilhões de barris. O bloco é explorado pelo consórcio formado por Petrobras, que é a operadora, com 65%, BG Group (25%) e Galp Energia (10%).
Segundo a Petrobras, a perfuração de um poço pioneiro comprovou a existência de mais uma jazida de petróleo leve de 30 graus na classificação internacional API (boa qualidade), em uma área batizada de Iara. Esta está localizada na área menor do bloco original, a cerca de 230 quilômetros do litoral do Rio de Janeiro, a 2.230 metros abaixo do nível do mar. A estatal disse que o poço ainda está sendo perfurado. Só após concluída essa operação serão avaliadas as dimensões da jazida.
A ocorrência de descobertas no pré-sal tem sido tão freqüente que a Petrobras chegou a se confundir e divulgou ontem, por engano, uma de alguns meses atrás sobre o bloco BMS-8, na área batizada de Bem-te-vi.
Sobre operação no Equador, versões divergentes
Segundo a estatal, a descoberta foi comprovada em amostragem de petróleo leve por teste a cabo, em reservatórios a 5.600 metros de profundidade, e comunicada ontem à Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Ontem, o ministro de Petróleo do Equador, Galo Chiriboga, afirmou que a Petrobras teria concordado em assinar um contrato de prestação de serviços naquele país. Com isso, a companhia receberia um pagamento pela extração do petróleo, em lugar de ganhos pela participação na produção.
Mas a companhia informou, no Rio, que ainda está estudando a proposta do Equador e o acordo não está fechado. A Petrobras disse ainda que vai elevar os investimentos naquele país, a fim de aumentar a produção de 32 mil barris diários para 37 mil barris.
(*) Com agências internacionais