Título: Enade condena 61,5% dos cursos de farmácia do país
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 07/08/2008, O País, p. 11

Das faculdades de enfermagem, 159 foram reprovadas

Demétrio Weber

BRASÍLIA. O MEC também divulgou ontem o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2007, que foi um dos indicadores usados no novo conceito preliminar. O Enade reprovou 22,3% dos cursos das áreas de saúde, ciências agrárias e serviço social. Um terço do total de cursos ficou sem conceito, já que não têm ainda formandos ou o número de participantes era insuficiente para dar representatividade à amostra.

Metade dos cursos de enfermagem foi reprovada com 1 ou 2. Isso significa que 159 faculdades tiveram mau desempenho no país. Entre os cursos de farmácia, esse percentual atingiu 61,5%, com 117 cursos reprovados.

O Enade teve 134 notas máximas. Em fonoaudiologia, os resultados foram ótimos: três em cada quatro cursos tiraram notas 4 ou 5, e somente quatro instituições amargaram reprovação.

O Enade substituiu o Provão em 2004. Diferentemente do teste anterior, que era feito apenas por formandos, o Enade avalia calouros e concluintes. Ao fazer isso, permite que o MEC compare o desempenho dos dois grupos, revelando a contribuição específica da faculdade na formação dos alunos. Esse indicador é chamado de IDD (Índice de Diferença de Desempenho).

A eficácia dessa fórmula provoca divergências no meio acadêmico. Até hoje, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), duas das instituições mais prestigiadas do país, nunca participam do exame. A nota no Enade vale 40% do conceito preliminar, enquanto o IDD responde por outros 30%.

O Enade avaliou no ano passado estudantes de 16 carreiras: agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia de radiologia, tecnologia de agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia. O conceito preliminar das demais áreas será calculado à medida que elas participarem dos próximos Enades.