Título: Militares debatem hoje Lei da Anistia e guerrilha
Autor:
Fonte: O Globo, 07/08/2008, O País, p. 11
Evento acontece depois de Tarso Genro defender punição a torturadores da ditadura
Os clubes Militar, Naval e da Aeronáutica vão fazer hoje um simpósio sobre a Lei de Anistia no Rio. O evento ocorre uma semana depois de o ministro da Justiça, Tarso Genro, e o secretário de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, fazerem uma audiência no ministério e defenderem a punição a torturadores que atuaram durante a ditadura militar.
Os clubes pretendem apresentar para os convidados uma lista com 120 nomes de civis e militares que morreram na ditadura em conseqüência de ataques da guerrilha armada. Estão confirmadas as presenças do general Sérgio Augusto Coutinho, do jurista Antônio José Ribas e do ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça Waldemar Zveiter.
Uma das críticas que poderá surgir durante o simpósio é contra a comparação da Lei da Anistia com decisões de tribunais chilenos e argentinos, que julgaram casos de agentes da ditadura. Entre os militares, há a tese de que nos dois países existem decretos presidenciais sobre o assunto que permitem o julgamento. Já no Brasil, a Lei da Anistia foi aprovada pelo Congresso e vale para todos. O governo debate, pela primeira vez, a possibilidade de militares da ditadura serem julgados.
O simpósio está marcado para as 14h30m no Clube Militar, no Rio. Depois das apresentações, haverá um debate.