Título: Aparitivo na telinha da rede
Autor: Bottari, Elenilce ; Tabak, Flávio
Fonte: O Globo, 12/08/2008, O País, p. 5

Com apenas uma semana para o início da propaganda eleitoral na TV, a campanha já pega fogo na telinha. Do computador. Cerca de 30 mil pessoas já acessaram os vídeos dos candidatos disponibilizados no site YouTube. As imagens gravadas no corpo-a-corpo nas ruas, as propostas de governo, a biografia dos candidatos e jingles estão acessíveis aos eleitores na internet ¿ uma prévia do material que será apresentado na televisão.

O grande apostador na exibição dos vídeos no site é o candidato Fernando Gabeira (PV). Com 43 programetes, o candidato já chamou a atenção de 16 mil usuários. A equipe de Gabeira mantém uma atualização quase diária das imagens, que chamam da ¿matéria-prima¿ para a televisão. Parte dos vídeos revela a seção ¿O Rio dos seus sonhos¿, que será usada na TV, com entrevistas a moradores da cidade.

Estratégia semelhante será usada por Eduardo Paes (PMDB). O quadro ¿Manda ver¿, que mantém o espírito de ouvir a população, já conta com 19 vídeos de um minuto de duração cada, prontos para percorrer o tubo da TV a partir da semana que vem. Paes também mantém uma boa média de acessos: os 30 vídeos da campanha no YouTube já foram vistos por 6 mil pessoas.

Solange Amaral (DEM) ainda não assimilou os ensinamentos do seu guru político, o prefeito Cesar Maia. Cesar vem declarando que a TV tem nas eleições um impacto cada vez menor e que o lugar de bater forte é na internet. Não é o que ocorreu em nenhum dos 15 vídeos de Solange, que já gravava imagens antes do período de campanha, mas sem exibição de sua candidatura, em respeito à lei eleitoral.

Marcelo Crivella (PL), Chico Alencar (PSOL) e Paulo Ramos (PDT) correm por fora com poucos vídeos, mas esperam usar as imagens na internet como auxílio ao tempo reduzido na TV. Alessandro Molon (PT) e Jandira Feghali (PCdoB) prometem entrar nessa disputa.