Título: Chega de achar que somos coitadinhos
Autor: Cássia, Cristiane de
Fonte: O Globo, 12/08/2008, O Globo, p. 10

Lula reconhece dificuldades, mas diz que Rio tem chance de sediar Olimpíadas

Luiza Damé

BRASÍLIA. O presidente Lula disse ontem que o Rio tem condições de sediar as Olimpíadas de 2016, embora reconheça que o país precisará "brigar muito" para vencer a disputa com Tóquio, Chicago e Madri. No programa semanal de rádio "Café com o presidente", ele afirmou que as Olimpíadas não foram criadas apenas para os países ricos, mas disse que a organização não pode ficar sob a responsabilidade de uma nação sem poder econômico:

- O Brasil está preparado tanto quanto qualquer outro país. Agora vamos começar toda uma campanha e um processo de conversa. Cada chefe de Estado que eu receber, cada viagem que eu fizer, isso vai estar na minha pauta para que a gente possa tentar convencer as pessoas. O importante é que a gente tenha a clareza de que pode ganhar. Nós precisamos parar com essa história de achar que somos coitadinhos, que somos pobrezinhos e que não podemos nada. Nós podemos.

Lula participou da abertura dos Jogos de Pequim na última sexta-feira e aproveitou para fazer campanha pelo Rio com dirigentes do Comitê Olímpico Internacional (COI) e chefes de Estado estrangeiros. Também visitou a delegação brasileira - com 277 atletas - e a Casa Brasil, espaço de divulgação do país.