Título: Previsão de mais vagas
Autor: Cristino, Vânia
Fonte: Correio Braziliense, 19/05/2009, Economia, p. 14

Caso a velocidade de criação de postos de trabalho de abril seja mantida nos próximos dois meses, em julho o Brasil deverá voltar ao nível médio de geração mensal de 200 mil postos de trabalho como ocorreu no segundo semestre de 2008, afirmou o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann.

Segundo ele, o número de 106.205 novas vagas em abril foi uma surpresa positiva. ¿A reação favorável apontada pelos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi causada pela melhora da economia, motivada, sobretudo, pela política anticíclica adotada pelo governo, que incluiu a redução de impostos¿, comentou.

Em sua avaliação, o saldo positivo de empregos deve ficar próximo a 600 mil vagas neste ano, número inferior aos 1,4 milhão de empregos em 2008. Para maio, ele acredita que é possível uma elevação do número de empregos gerados em relação a abril. Pochmann destacou como positiva a maior oferta de trabalho em São Paulo, que tradicionalmente puxa a arrancada na oferta de oportunidades.

Para ele, a manutenção da retomada da geração de empregos deve ser reforçada pela continuidade do corte de juros pelo Banco Central, a fim de fortalecer o consumo, elevar a demanda agregada e retomar o vigor dos investimentos.