Título: Pré-sal: nova regra pode afetar resultado
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 12/08/2008, Economia, p. 18

Modelo para exploração teria impacto no valor de mercado da Petrobras

Gustavo Paul

BRASÍLIA. Os bons resultados da Petrobras podem ser alterados nos próximos meses, caso o governo mude a forma de exploração do petróleo no Brasil, alertam especialistas. A preocupação reside em torno da indefinição governamental sobre o modelo a ser adotado para exploração dos megacampos do pré-sal, que pode passar das atuais concessões para as "partilhas de produção". Por este modelo, o preferido de uma ala expressiva do governo, a União fica com todo o petróleo explorado por empresas que são contratadas e pagas com uma parcela da produção.

Neste caso, a Petrobras perderia o direito de incorporar a seu patrimônio o petróleo explorado nos megacampos nos quais ganhasse concessões, como hoje. Isso significaria um baque nas expectativas de desempenho da empresa, com impacto em seu valor de mercado. É o que já vem ocorrendo, de acordo com Felipe Cunha, analista de petróleo da Brascan. Segundo ele, o valor de mercado da Petrobras vem caindo mais rapidamente do que a cotação da Bovespa.

Outra proposta é a criação de uma estatal para coordenar a exploração deste óleo, encampada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Até o fim de setembro, o governo promete entregar a proposta do novo formato regulatório do setor, com a perspectiva de exploração dos megacampos. Uma comissão formada por vários ministérios está discutindo os detalhes das propostas, consideradas segredo de Estado.

Para Jean Paul Prates, especialista e secretário de Energia do Rio Grande do Norte, não seria preciso mudar as regras do setor para garantir maior receita para o governo com o pré-sal, como defende a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Para receber mais recursos bastaria alterar por decreto os percentuais destinados ao poder público pelas concessionárias:

- O jogo do petróleo é arriscar, arriscar e arriscar, e um dia se ganha na loteria, como no pré-sal. A Petrobras investiu tempo e recursos nesses campos e perder o direito de explorá-los seria como tirar o doce de uma criança. O mercado está apreensivo e isso pode resultar em menos investimentos.