Título: Temporão faz campanha para Paes na hora do expediente
Autor: Tabak, Flávio
Fonte: O Globo, 09/08/2008, O País, p. 9
Ministro da Saúde diz que está à disposição de todos os candidatos
Flávio Tabak
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, desembarcou ontem na campanha do candidato a prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB). Acompanhado pelo secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, o ministro assistiu, num hotel em Ipanema, à apresentação do programa de governo do peemedebista para a área. Apesar de participar de um evento político de Paes, Temporão afirmou que está à disposição de todos os candidatos a prefeito para discutir idéias para a área:
- Temos que discutir o Rio de Janeiro. A saúde é uma questão suprapartidária. Estou à disposição de todos os demais candidatos para discutir soluções criativas, que recoloquem a saúde do Rio no patamar que deveria estar.
Candidato promete investir 20% na saúde
Paes prometeu investir 20% dos recursos orçamentários da prefeitura em saúde. Ele criticou a gestão "isolada" do prefeito Cesar Maia e comparou o Rio com São Paulo e Porto Alegre na tentativa de mostrar que a prefeitura não investe bem.
- Essa ação de melhoria só vai ser dar a partir do momento em que a prefeitura trabalhar em conjunto.
Por mais que aceite convites para se encontrar com outros candidatos, Temporão, que é filiado ao PMDB, não esconde que seu preferido na disputa pela prefeitura carioca é o peemedebista. O ministro afirmou que veio cumprir várias agendas na cidade, e que o evento político de Paes era uma delas. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, no entanto, Temporão participou apenas de uma reunião com o núcleo estadual do ministério, e depois foi para casa.
- É o candidato do meu partido, e fico feliz que ele tenha uma proposta consistente e importante para o Rio. Mas percebo, por outro lado, que a maioria dos candidatos coloca a saúde como prioridade. Evidentemente que apóio. A sociedade percebe que a saúde é um problema, sim, mas as forças políticas a colocam como prioridade. Estou no Rio com várias agendas, entre elas, essa aqui - disse o ministro, que classificou a gestão da saúde no município de distorcida por causa da cultura de se ir ao hospital por qualquer motivo.
O secretário Sérgio Côrtes elogiou as iniciativas pretendidas pelo candidato do PMDB, embora ele mesmo tenha sido um dos colaboradores do programa de governo de Paes para a área de saúde. Assim como Temporão, Côrtes disse que receberá os adversários do peemedebista, se solicitado.