Título: Dólar em alta pode derrubar commodities
Autor:
Fonte: O Globo, 11/08/2008, Economia, p. 16

Analistas vêem alívio na inflação com recuo das matérias-primas

LONDRES e PERTH (Austrália). A recente recuperação do dólar ¿ que, na semana passada, registrou sua maior alta frente ao euro em sete anos e meio ¿ pode pôr fim ao ciclo de alta das commodities, avaliam especialistas. Essas matérias-primas são cotadas em dólar no mercado internacional. Assim, os preços das commodities subiram nos últimos anos em parte para compensar a queda da moeda americana.

¿ Com o dólar ganhando força, a bolha das commodities vai estourar ¿ prevê Serge Laureau, estrategista do Saxo Bank, em Copenhagen.

Segundo analistas, a vantagem de um dólar mais forte e de uma queda nas commodities será afastar o risco de pressões inflacionárias, permitindo que o banco central americano ¿ e também seus pares nos países ricos ¿ reduzam a taxa de juros para aliviar a atual crise de crédito global.

¿ A inflação continua uma ameaça, mas estamos confiantes de que haverá um alívio ¿ afirma Michael Dicks, chefe de pesquisas do Barclays Wealth.

Guerra na Geórgia afeta preço de petróleo

Mas este cenário de queda nas commodities poderá ser afetado pelo recente conflito entre Geórgia e Rússia. Ontem à noite, na abertura dos mercados australianos (manhã de segunda-feira no horário local), a cotação futura do petróleo americano subia mais de um dólar, devido a temores de que a guerra afete a produção e o transporte de gás e petróleo por dutos e portos da Geórgia. No pregão eletrônico Globex, o barril para entrega em setembro era negociado por US$116,23. Na sexta-feira passada, este contrato fechou a US$115,20 em Nova York, em queda de 4%.