Título: Para instituição, saída é investir em tecnologia
Autor:
Fonte: O Globo, 11/08/2008, Economia, p. 17
Pesquisador defende desenvolvimento de plantas transgênicas
Há como salvar a lavoura. Mas é preciso agir já, alerta Eduardo Delgado Assad, da Embrapa. O estudo aponta caminhos e todos passam por investimento em tecnologia.
- É o dever de casa que todo mundo que trabalha na área sabe: reflorestamento, medidas clássicas de conservação do solo. Mas isso é só para evitar estragos maiores. Para não perder de fato produção é preciso investir em tecnologia - diz o pesquisador, que há 20 anos estuda o impacto das mudanças climáticas na agricultura.
A solução passa obrigatoriamente, segundo o estudo, pelo desenvolvimento de plantas transgênicas.
- O Brasil é o único país do mundo que pode se dar ao luxo de contar com uma imensa biodiversidade para pesquisa de genes. Precisaremos de plantas que resistam mais ao calor e à seca - alerta.
Em Santa Catarina, produtores e pesquisadores já se preparam. Se a temperatura subir 2 graus Celsius, adeus maçã, mostrou estudo do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia do estado. A primeira possibilidade é desenvolver variedades mais resistentes. A segunda, mais dramática, é desistir da fruta e passar a plantar banana. (A.L.A.)