Título: Vaias para Cabral e Serra
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 13/08/2008, O País, p. 4

Governadores reagem com bom humor aos estudantes

Ruben Berta

Discursando para uma platéia de jovens ligados principalmente à União da Juventude Socialista (UJS), braço estudantil do PCdoB, os governadores de São Paulo, José Serra, e do Rio, Sérgio Cabral, apostaram no bom humor para tangenciar as vaias recebidas no palco montado no Parque do Flamengo. Serra ainda foi recebido aos gritos de "Dilma", em referência à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e rebateu.

- Calma, calma, 2010 ainda está longe - afirmou, referindo-se a uma possível disputa com Dilma pela Presidência. O governador do Rio, Sérgio Cabral, que discursou logo após José Serra, pegou carona na ironia do tucano depois de ser vaiado:

- Como o Serra disse, ainda não estamos em 2010, ainda não sou candidato a presidente do Vasco.

Apesar do início negativo, Cabral e Serra terminaram seus discursos com aplausos. Mas o presidente Lula foi o mais festejado pelos estudantes, que tentaram chamar a atenção, com cartazes como "Lula, sou seu fã" e "Lula, me adiciona no Orkut". A UNE, ligada ao PCdoB, conseguiu nomear um ministro e recebe verbas do governo federal.

Acompanhada do candidato a vereador Ricardo Capelli, a candidata a prefeita Jandira Feghali (PCdoB) tirou fotos com jovens que assistiam ao evento - os estudantes da UJS entoaram o nome dela. Alessandro Molon, candidato do PT, circulou pelo parque ao lado de militantes com bandeiras do partido.

Ex-líderes estudantis, Lindberg Farias, prefeito de Nova Iguaçu candidato à reeleição pelo PT, e Manuela d"Ávila, deputada federal e candidata do PCdoB à prefeitura de Porto Alegre, também estiveram no evento. Aldo Rebelo, vice na chapa de Marta Suplicy (PT) em São Paulo, chegou a ser visto no fundo do palco.