Título: Lei Seca reduz número de vítimas no trânsito
Autor: Gonçalves, Marina
Fonte: O Globo, 13/08/2008, O Globo, p. 18

O número de atendimentos a vítimas de acidentes nas principais vias da cidade mostra que o trânsito está menos violento com a Lei Seca, em vigor desde 20 de junho. Segundo a Secretaria municipal de Transportes, foram 880 pessoas socorridas em maio e 905 em junho. Já em julho, foram 789, uma queda de 13% em relação ao mês anterior. As estatísticas incluem Linha Vermelha, Avenida Brasil, túneis Rebouças, Zuzu Angel, Santa Bárbara e Praça Quinze.

Números divulgados ontem pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) também comprovam que a Lei Seca já começa a diminuir o número de mortes nas principais rodovias do estado. Em julho de 2007, foram 57 casos. No mesmo mês este ano, foram 38, uma queda de 33%.

Já o número de acidentes não se alterou muito. Em julho do ano passado, foram 965, com 397 feridos. No mesmo período este ano, foram 954, com 357 feridos. De acordo com a PRF, operações com radares fotográficos em trechos considerados críticos também contribuíram para a diminuição.

Para Moacyr Duarte, pesquisador da Coppe/UFRJ e especialista em análise de segurança e controle de emergências, a queda no número de acidentes mostra que a lei agiu no foco do problema:

¿ As estatísticas mostram que muitos brasileiros dirigiam bêbados. E que ampliar a fiscalização nos locais certos é o caminho, e não proibir a venda de bebida em estradas. Agora, resta o desafio técnico de obter outras maneiras de se comprovar a embriaguez, sem a obrigatoriedade do teste do bafômetro. E a garantia de que quem for flagrado nesta condição seja sempre punido. Não são poucos os casos em que as pessoas pagam fiança e voltam para casa.

Na capital, a Coordenadoria de Vias Especiais, vinculada à Secretaria municipal de Transportes, prestou no primeiro semestre deste ano 31.073 atendimentos, com 646 vítimas socorridas, sendo 29 mortas. A Avenida Brasil teve o maior número de acidentes com vítimas (267), seguida pelo Túnel Zuzu Angel (161) e pela Linha Vermelha (107).

Segundo Arolde de Oliveira, secretário municipal de Transporte, o maior número de acidentes com vítimas na Avenida Brasil se deve ao alto número de atropelamentos.

¿ Embora seja uma via expressa, existe ocupação habitacional dos dois lados. Mesmo com a grande quantidade de passarelas, muitos preferem atravessar a via de maneira errada, causando acidentes, muitos deles fatais.