Título: Cacciola tem duas audiências hoje no Rio
Autor: Frisch, Felipe
Fonte: O Globo, 13/08/2008, Economia, p. 25

Em um dos processos, ex-banqueiro é réu. No outro, testemunha

Felipe Frisch

O ex-banqueiro Salvatore Cacciola - extraditado de Mônaco no mês passado - tem hoje duas audiências na 2ª Vara Federal Criminal, no Rio. Ambos processos correm parcialmente em segredo de Justiça, sob responsabilidade do juiz federal Alexandre Libonati. Em um deles, de 2000 - referente à emissão de debêntures (títulos de dívida corporativa) sem lastro -, Cacciola é apenas testemunha. Em outro, de 1999, é réu, também por crimes contra o sistema financeiro.

Um dos advogados de Cacciola, Carlos Ely Eluf, tentou suspender a audiência em que Cacciola é réu, alegando não ser possível estender a extradição para estes casos - o chamado "princípio da especialidade". Isso porque o acordo para mandar o ex-banqueiro de volta ao Brasil só previa o julgamento pelas acusações de gestão fraudulenta e peculato na maxidesvalorização cambial de 1999.

O pedido do advogado foi negado ontem à noite, e a data do interrogatório foi mantida. Em outro caso, de empréstimo vedado (concedido a pessoas ou empresas ligadas ao controlador de uma instituição), a audiência foi suspensa até que o Ministério da Justiça se manifestasse sobre a extensão da extradição.