Título: Energia nuclear
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 15/08/2008, O Globo, p. 2

Uma comissão de dez ministros vai se reunir com o presidente Lula, na próxima semana, para conhecer a primeira versão do novo programa de energia nuclear. Nele, está prevista a construção de seis novas usinas nucleares. Os governadores do Nordeste já deflagraram uma guerra pelos investimentos, pois quatro delas serão construídas na região. As outras duas serão no centro-sul.

Trocando em miúdos

O PSDB chegou à conclusão de que se comunica mal e que precisa fazer uma oposição mais ágil e com mais profundidade. Contratou até uma consultoria para ajudá-lo. Um dos motes do partido tem sido a crítica ao aumento do gasto público no governo Lula, mas os tucanos perceberam que não basta criticar a contratação de pessoal sem demonstrar sua suposta falta de necessidade. "Temos que traduzir isso em miúdos", disse o líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP). O partido também se prepara para entrar no debate das reservas de petróleo no pré-sal e criticar a criação de uma estatal para gerir esses campos.

Se for o sentimento de quem quer renovar o partido, eu coloco o meu nome" - Rita Camata, deputada federal (PMDB-ES), lançando-se para ser a candidata do PMDB à presidência da Câmara.

PRESSÃO INTERNACIONAL. O relator da ONU para os Direitos Humanos dos Povos Indígenas, Rodolfo Stavenhagen, vai acompanhar, em 27 de agosto, o julgamento do STF sobre a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol. A subprocuradora-geral da República Deborah Duprat diz que a área foi definida por laudo antropológico e "não pode ser desconstituída por considerações geopolíticas ou econômicas". O governo de Roraima quer excluir as áreas destacadas no mapa.

A batalha

O presidente Lula vai pedir votos pessoalmente para o ex-ministro Luiz Marinho, candidato a prefeito de São Bernardo do Campo. A eleição virou questão de honra. Em 2004, o petista Vicentinho levou uma surra. Fez só 22% dos votos.

À distância

Pelo menos cinco candidatos a prefeito estavam ontem no evento da Vale, no Pará, mas nenhum deles chegou perto do presidente Lula. A lei eleitoral impõe restrições, e Lula também não quer dividir ainda mais sua base.

PDT quer surfar no aumento do emprego

Os trabalhistas esperam dobrar o número de prefeitos e vereadores nas eleições municipais. O PDT elegeu 297 prefeitos e 3.231 vereadores em 2004. O presidente licenciado do partido, ministro Carlos Lupi (Trabalho), diz que o desempenho do partido vai ser turbinado pelo aumento do emprego formal no país. "Uma das marcas do PDT na pasta foi ter sepultado a reforma trabalhista, que pretendia tirar direitos dos trabalhadores", diz Lupi.

Bancada do DF protesta contra Minc

Os deputados federais e distritais de Brasília estão protestando contra o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente). Não se conformam com o modo unilateral como Minc substituiu o dirigente local do Ibama. Sem avisar ninguém, ele demitiu Francisco Palhares, que estava no cargo desde a posse do presidente Lula, em 2003, e nomeou para o lugar Suely Carvalho. Vai sobrar para o ministro José Múcio (Relações Institucionais), que tem como tarefa apagar incêndios na base.

EM REUNIÃO com o presidente da Infraero, Sergio Gaudenzi, o governador Paulo Hartung (ES) propôs uma parceria com a União para concluir as obras do aeroporto de Vitória, suspensa pelo TCU.

PARA UM GRUPO de deputados de vários partidos, o presidente do PMDB, Michel Temer (SP), em campanha para presidir a Câmara, afirmou: "O acordo entre o PMDB e o PT foi na Câmara, não me venham com essa história de Senado".

O PCdoB quer que o vice-presidente José Alencar mergulhe na campanha de sua candidata à prefeitura de Belo Horizonte, Jô Moraes, líder nas pesquisas.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes

E-mail para esta coluna: panoramapolitico@oglobo.com.br