Título: Vereador baleado tem morte cerebral em PE
Autor:
Fonte: O Globo, 14/08/2008, O País, p. 8
Amigos acreditam que crime teve motivação política; polícia não tem pistas dos assassinos
Letícia Lins
RECIFE. Baleado com um tiro na cabeça num sítio em Garanhuns, a 230 quilômetros de Recife, o vereador Lourivaldo Félix Ferreira (PTB), candidato à reeleição, teve morte cerebral ontem à tarde. Ferreira, que presidia o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Terezinha, foi socorrido e levado para o Hospital Dom Moura, onde a morte cerebral foi constatada. Ele está sendo mantido vivo por aparelhos.
Até a noite de ontem, a polícia ainda não tinha pista dos criminosos. As circunstâncias do atentado não foram divulgadas. O petebista estava no seu segundo mandato e presidia o sindicato há oito anos. O secretário de Política Salarial da Federação dos Trabalhadores de Agricultura de Pernambuco (Fetape), José Rodrigues, disse que ele saiu cedo de casa para levar moradores carentes de Terezinha para consultas no hospital de Garanhuns. Os amigos e correligionários acreditam em motivação política.
¿ Ele era um grande líder na região e, em ano de política, isso incomoda ¿ disse Georgina Rodrigues, amiga da vítima.
Em julho, o forrozeiro Vanildo Cavalcanti Albuquerque foi executado em frente à sua casa, em Pombos, a 64 quilômetros de Recife. Vanildo era assessor da prefeitura da cidade e colaborava com campanha de adversários, fazendo jingles para candidatos de diversos partidos.
Em agosto, o candidato a prefeito de Itaquitinga, o médico Sérgio Ricardo de Souza (PSB), desapareceu em Caruaru. Uma semana depois, seu corpo foi encontrado dentro do carro do médico. Ele foi asfixiado e abandonado em um matagal a cinco quilômetros do centro de Caruaru. Seus pertencentes não foram roubados. A polícia trabalha com a versão de latrocínio, mas amigos de Sérgio acham que a motivação política também deve ser investigada.