Título: Petrobras fará mais estudos no pré-sal
Autor:
Fonte: O Globo, 14/08/2008, Economia, p. 26
Análise de alta definição mostrará se blocos da Bacia de Santos são interligados
RIO e BRASÍLIA. A Petrobras fará um estudo sísmico de alta definição para descobrir se os blocos do pré-sal da Bacia de Santos estão interligados. De acordo com um executivo da estatal, é bem possível haver necessidade de se unir os reservatórios.
- Os estudos sísmicos atuais mostram que existe uma boa continuidade. Queremos, novamente, avaliar melhor - afirmou o coordenador de Exploração e Produção da estatal, Eduardo Alessandro Molinari, depois de uma assembléia de acionistas da empresa ontem.
Ele informou que o estudo sísmico será feito em Tupi, o bloco que possui mais informações entre os que já foram perfurados pela Petrobras e seus parceiros na camada pré-sal da Bacia de Santos.
Se ficar comprovada a interligação entre os blocos, as empresas que têm áreas na região terão de explorar juntas o petróleo e o gás natural dos reservatórios. As explorações poderão ser iniciadas antes de um acordo, explicou Molinari, ressaltando que, depois, uma empresa compensa a outra.
Dilma: recursos farão do país sociedade do conhecimento
Molinari disse ainda que a Petrobras já concluiu todas as perfurações na região conhecida como o "cluster de Tupi", em águas ultra-profundas, que reúne os blocos de Yara, Júpiter, Carioca, Caramba, Bem-te-vi, Parati e Guará, evitando assim uma possível devolução de áreas para a Agência Nacional do Petróleo (ANP).
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou ontem que as reservas gigantes de petróleo encontradas na camada do pré-sal vão permitir ao Brasil se tornar de vez uma sociedade do conhecimento. Isso porque os recursos que forem arrecadados pela União com a exploração das riquezas serão destinados, em grande parte, à educação.
Ela concordou com a avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que o ativo é patrimônio de todos os 190 milhões de brasileiros e deve contribuir para deixar um legado às futuras gerações:
- Isso define fundamentalmente o princípio que vai nortear o governo no seu uso, que é tomar todas as medidas para transformar esse grande recurso numa fonte que vai permitir que os brasileiros tenham melhoria na sua educação e que nós avancemos em direção à sociedade de conhecimento, que é a sociedade que inova, faz pesquisa, que é a própria forma pela qual chegamos ao pré-sal.
Dilma ressaltou que as recentes descobertas já são uma conquista da inteligência brasileira:
- O Brasil será sem dúvida um país capaz de transformar essa riqueza num grande benefício para a sua população. (Adriana Vasconcelos e Cristiane Jungblut, com agências internacionais)