Título: Grupo Suez já entregou projeto de Jirau à Aneel
Autor:
Fonte: O Globo, 14/08/2008, Economia, p. 26
BRASÍLIA. Correndo contra o tempo para iniciar as obras da usina de Jirau ainda este ano e terminá-la em 2011, o consórcio Energia Sustentável do Brasil (Enersus), do grupo Suez, entregou ontem à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o projeto básico da hidrelétrica no Rio Madeira, em Rondônia, um dia depois de assinar o contrato de concessão. O presidente do consórcio, Victor Paranhos, explicou à Aneel as razões da mudança do projeto original, que deslocou a usina em nove quilômetros.
Os técnicos da Aneel não têm prazo para entregar a análise da documentação. Mas o governo espera que esse processo não ultrapasse 30 dias. A rapidez da análise, porém, será uma decisão política, já que os mesmos técnicos têm de avaliar projetos que chegaram antes, inclusive o da usina de Santo Antônio, também no Rio Madeira.
O Enersus defendeu a mudança no projeto argumentando que, no local original, em cinco anos a usina de Jirau estaria inviável, devido ao acúmulo de sedimentos. A nova localização, na Ilha do Padre, evitaria esse problema. Segundo técnicos da Suez, a rival Odebrecht também tinha um projeto alternativo para a usina.
Paranhos não quis comentar a interpelação judicial impetrada pela Odebrecht contra ele na noite de terça-feira, por orientação de seus advogados.
Além da Aneel, o Ibama está analisando o projeto.