Título: FH apóia restrições impostas pelo Supremo
Autor: Gois, Chico de ; Talento, Biaggio
Fonte: O Globo, 15/08/2008, O País, p. 13

Tucano critica "provocação" da PF

BRASÍLIA. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso manifestou apoio à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de restringir o uso de algemas e punir as autoridades que fizerem uso indevido desse recurso. Fernando Henrique classificou como provocação o fato de a PF ter voltado a fazer uso de algemas em Mato Grosso, mesmo depois da recomendação do STF. Para o ex-presidente, o Brasil vive hoje uma sensação de que não há controle sobre a polícia e de que tudo vale, o que representa um risco para a democracia.

- O que ocorreu em Mato Grosso foi uma provocação. A Polícia Federal desrespeitou a decisão do Supremo Tribunal Federal. O tribunal determinou que algemas sejam utilizadas apenas quando houver perigo de fuga. Não havendo esse perigo, a utilização das algemas é somente para desmoralizar. Isto é inaceitável - condenou ele, em entrevista à Rádio Tucana, do PSDB.

Fernando Henrique também considerou um absurdo que haja no país 450 mil celulares grampeados.

- Isso realmente preocupa. Há momentos em que ficamos com a sensação de que não há controle sobre a polícia. Espero que as outras instituições estejam ativas para evitar que entremos de fato em qualquer estado policialesco. Diga-se de passagem que o trabalho da PF melhorou, está mais eficiente. Mas isso não é razão para que a PF apareça na televisão como um espetáculo. Acho que a PF precisa aumentar sua eficiência na prática, e não no espetáculo.

O ex-presidente também manifestou preocupação com aumento dos gastos correntes do governo. Segundo ele, o presidente Lula deixará uma herança pesada para o sucessor, que poderá ser obrigado a fazer um aperto rigoroso nas contas públicas, sobretudo por acreditar que o cenário econômico mundial vai piorar.

- Se o governo continuar ampliando muito os gastos públicos sem prestar atenção no que vai acontecer lá na frente, acho que o próximo presidente irá encontrar muitíssimas dificuldades. Terá que fazer um aperto nos gastos que este governo ainda não fez. Como o quadro geral mundial estará pior do que o atual, será uma herança pesada para o próximo governo. Ainda há tempo de frear os gastos correntes.