Título: Enfim, a esquerda carioca se uniu... na praia
Autor: Duran, Sergio; Duarte, Alessandra
Fonte: O Globo, 18/08/2008, O País, p. 4

Jandira, Chico, Gabeira e Molon panfletam na orla

Alessandra Duarte, Maiá Menezes e Sergio Duran

Dividida na corrida à prefeitura e sem ocupar a cadeira de prefeito do Rio desde 1988, quando terminou o mandato biônico de Saturnino Braga, do PDT, a esquerda carioca só conseguiu se unir na praia. Jandira Feghali (PCdoB), Chico Alencar (PSOL) e Fernando Gabeira (PV) aproveitaram o domingo de sol para fazer corpo-a-corpo em Copacabana ¿ e acabaram se encontrando entre os postos 3 e 4. Desta vez foi Alessandro Molon (PT) quem dividiu a esquerda, indo no sentido oposto: caminhou do Arpoador ao Leblon, com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Jandira saiu do Leme por volta das 11h. Ao meio-dia, pouco depois do Posto 3, o primeiro encontro: as bandeiras amarelas da campanha do PSOL despontaram à frente e logo Jandira estava abraçando Chico Alencar, que tinha saído do Posto 6 e vinha em direção ao posto 2. Não só se abraçaram como deram as mãos e as levantaram, como numa comemoração de vitória.

¿ Que beleza! ¿ disse Chico. ¿ Vamos dar um chega nas máquinas!

¿ Vamos unir a campanha contra as máquinas! ¿ repetiu Jandira.

¿ Gabeirinha está vindo aí ¿ avisou Chico.

Foi só Jandira chegar ao Posto 4, e o aviso de Chico se cumpriu.

¿ Tudo bem? Como está essa batalha? ¿ saudou Gabeira, que vinha do Posto 6, ao encontrar Jandira.

¿ Boa! ¿ respondeu ela.

¿ Desejo-lhes boa sorte. Bom ver vocês. A campanha fica mais animada ¿ devolveu o candidato do PV.

Jorge Pulmão, militante de Gabeira que nos atos usa um alto-falante para apresentar o candidato e seu vice, Luiz Paulo Corrêa da Rocha ¿ com frases como ¿O vice é o homem cheio de cabelo; na barba, mas é!¿ ¿, também brincou com a reunião das esquerdas:

¿ Hoje tem dose dupla! Hoje tem Gabeira... com Jandira!

Comentando depois os encontros, Jandira disse que seu relacionamento com Chico e Gabeira ¿é afetivo e fácil¿. Perguntado sobre uma união no segundo turno que o abraço com Jandira poderia representar, Gabeira ¿ que, segundo Chico, ¿é difícil chamar de esquerda, porque se uniu com o PSDB¿ ¿ respondeu:

¿ Quando os candidatos se abraçam, eles pensam isso também. ¿Será que pode haver uma união?¿. Mas o segundo turno, para mim, ainda é uma incógnita ¿ disse Gabeira, que mais cedo havia comentado a coincidência das agendas daquele dia: ¿ Dizem que a esquerda só se une na prisão. Podemos acrescentar, agora, que em Copacabana também.

Para Chico, as mãos juntas erguidas para o alto que ele e Jandira protagonizaram foram ¿o reconhecimento de duas forças de militância¿. Entre os candidatos com mais chance de chegar ao segundo turno, Jandira é aquela com a qual Chico mais se identifica.

¿ Nós nos reconhecemos ¿ acrescentou Chico. ¿ Não vamos antecipar resultados de segundo turno, mas há trajetórias políticas comuns.

No sentido oposto aos colegas de esquerda, Alessandro Molon caminhou do Arpoador ao Leblon, ao lado de Carlos Minc e Benedita da Silva:

¿ Quando a gente planeja agenda, não sabe a dos adversários, por isso ocorrem coincidências. Há três domingos tentávamos essa caminhada; hoje o tempo permitiu.

No dia em que quatro dos seus concorrentes concentraram a agenda na orla da Zona Sul, o ex-secretário Eduardo Paes (PMDB) escolheu Santa Cruz, na Zona Oeste. Paes afirmou que faz poucas agendas de rua na Zona Sul:

¿ As pessoas na Zona Sul têm um pouco mais de aversão a essa coisa de gente enchendo o saco, panfletando, carro de som, bandeira. Têm rejeição a isso. Então eu faço campanha na Zona Sul em comícios domésticos, à noite.

www.oglobo.com.br/pais/eleicoes2008