Título: Países do Bric perdem para mercado dos EUA
Autor: Frisch, Felipe
Fonte: O Globo, 15/08/2008, Economia, p. 30

S&P cai menos que bolsas de Brasil, Rússia, Índia e China este ano, dizem "FT" e Bloomberg

LONDRES e NOVA YORK. O desempenho econômico do grupo chamado de Bric - Brasil, Rússia, Índia e China - está em declínio e foi superado, este ano, pelo mercado de ações americano, segundo artigo publicado ontem no jornal britânico "Financial Times" ("FT"). Na quarta-feira, a agência de notícias Bloomberg News já havia observado que, de janeiro até esta semana, o índice S&P 500, da Bolsa de Nova York, teve perda menor que a dos Brics pela primeira vez em 2008.

"Enquanto o índice S&P 500 caiu "apenas" 12%, o Ibovespa (da Bolsa de Valores de São Paulo) caiu 15%, os das bolsas de Rússia e Índia, mais de 20%, e o CSI300, da China, teve uma queda de 54%", afirmou o "FT".

Segundo o jornal, fatores locais teriam contribuído para esse cenário, mas a queda nos preços das commodities teve um papel importante, já que "prejudicou países ricos em recursos, como a Rússia e o Brasil". Além disso, teria abalado a idéia de que as fortes economias asiáticas eram justamente a razão da disparada dos preços.

Já a Bloomberg ressaltou a influência do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que vem reduzindo a taxa básica de juros dos EUA mesmo quando os emergentes elevam as suas, por temor da inflação.

O "FT" ressalta que pode haver mudanças a longo prazo: "Durante anos, a principal fonte do crescimento marginal global veio dos mercados emergentes. Mas, agora, as exportações americanas podem inverter o quadro, depois de três anos de queda do dólar". Segundo o "FT", é possível acreditar em globalização ou descolamento da economia americana, mas não em ambos.