Título: Cúpula termina sem acordo para o Zimbábue
Autor:
Fonte: O Globo, 18/08/2008, O Mundo, p. 24

Ditador Robert Mugabe e oposição fracassam em organizar um governo compartilhado para o país em crise

JOHANESBURGO. O governo do Zimbábue e a oposição fracassaram ontem em chegar a um acordo para o compartilhamento de poder durante uma conferência em Johanesburgo, na África do Sul. O Zimbábue está mergulhado numa crise que já deixou centenas de mortos e feridos, desde as eleições presidenciais deste ano ¿ tidas como fraudulentas pela comunidade internacional ¿ em que o ditador Robert Mugabe se anunciou vencedor.

O partido de oposição Movimento para a Mudança Democrática (MDC) disse que não houve acordo para que seu líder, Morgan Tsvangirai, integrasse o governo, mas se mostrou otimista em relação a uma solução em breve.

¿ Confiamos que haverá uma conclusão muito em breve. Há temas que sobressaem, mas claramente não se chega a lugar nenhum sem disposição para se comprometer ¿ disse o secretário-geral do MDC, Tendai Biti.

Tsvangirai concorreu às eleições e venceu o primeiro turno em março, mas retirou a candidatura às vésperas do segundo turno por causa de uma violenta perseguição política a seus partidários. No pleito, o MDC conseguiu maioria no Parlamento pela primeira vez desde que o país deixou de ser colônia britânica, em 1980.

O presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, nomeado como mediador do conflito, disse que as conversas continuarão, mesmo depois do encerramento do encontro da Comunidade Sul-Africana de Nações (SADC), que reúne 14 países do Sul do continente.

'Melhor não ter acordo do que ter um acordo ruim'

Horas antes, Tsvangirai havia dito que as conversas estavam indo ¿muito bem¿. Ele teria aceitado um acordo em que Mugabe continuaria na Presidência, enquanto ele assumiria o cargo de primeiro-ministro, numa solução parecida com a adotada pelo Quênia para encerrar um conflito político naquele país.

O líder da oposição disse que o principal ponto sobre como ele e Mugabe compartilhariam o poder continuava em aberto. E acrescentou que havia limites às concessões que poderia fazer.

¿ É melhor não ter nenhum acordo do que ter um acordo ruim ¿ disse Tsvangirai.

Entre os pontos sem solução estão o equilíbrio de poder entre Mugabe e Tsvangirai, a formação de um governo de coalizão, o controle das forças de segurança do país e a possibilidade de anistia para os envolvidos na violência pós-eleitoral.