Título: Governador estréia na campanha
Autor: Menezes, Maiá; Maduell, Itala
Fonte: O Globo, 17/08/2008, O País, p. 4

Cabral faz primeiro corpo-a-corpo ao lado de Eduardo Paes

Maiá Menezes e Marcella Sobral

Depois de 40 dias de campanha, o governador Sérgio Cabral fez ontem o primeiro corpo-a-corpo com o aliado Eduardo Paes (PMDB), pelas ruas de Madureira, na Zona Norte do Rio. Na estréia, Cabral se definiu como "militante" e afirmou ser "fã ardoroso" da candidatura de Paes. O governador, no entanto, avisou que terá participações esporádicas nas agendas, porque sua rotina no Palácio Guanabara não permite acompanhar o dia-a-dia eleitoral.

- Aqui somos parceiros. Sou mais um militante, em uma posição importante de governador, para apoiá-lo - disse Cabral.

A estrutura de campanha tem sido extensão do gabinete do governador. O núcleo de cinco secretários fortes no estado se integra à agenda peemedebista nos fins de semana.

Na campanha, além do vice-governador Luiz Fernando Pezão, estão os secretários de Governo, Wilson Carlos, da Casa Civil, Régis Fitchner, e de Transportes, Júlio Lopes.

Um outro Cabral assumiu desde o início a missão de cabo eleitoral de Paes. Filho do governador, Marco Antônio, de 17 anos, é presença assídua no grupo que circula com o candidato do PMDB. Nas férias de julho, o rapaz viajou apenas uma semana, para dedicar o resto do tempo à política. A correria de campanha não é problema para Marco Antônio. Se a mãe deixasse, ele acompanharia Paes em todas as agendas. Reclamações mesmo chegam da namorada, Mariana. Juntos há mais de três anos, ela já dividiu as atenções do namorado com a campanha do pai e, agora, com a de Paes.