Título: No Rio, propaganda na TV é guardada a sete chaves
Autor: Tabak, Flávio
Fonte: O Globo, 17/08/2008, O País, p. 10
Marqueteiros e diretores fazem mistério sobre estratégias dos programas eleitorais dos candidatos, que começam na próxima quarta-feira
Flávio Tabak
Depois de 44 dias de campanha nas ruas com panfletos, megafones e apertos de mão, os candidatos a prefeito do Rio terão um aumento considerável do calibre eleitoral para conquistar os eleitores. Começa na próxima quarta-feira, dia 20, o horário gratuito para as campanhas majoritárias. Os candidatos a vereador aparecem pela primeira vez na tela um dia antes, na terça-feira. Os programas irão ao ar às 13h e às 20h30m, diariamente.
Quase todos os programas dos principais candidatos que disputam a prefeitura do Rio já estão prontos. Alguns deles, como o de Eduardo Paes (PMDB) e o de Jandira Feghali (PCdoB), serão finalizados um ou dois dias antes. Mas o ponto em comum entre os que disputam a atenção dos eleitores minuto a minuto é o silêncio sobre o que mostrarão na tela. Os marqueteiros e diretores de TV preferem fazer segredo sobre o conteúdo dos programas, embora adiantem que investirão pesado na biografia de cada um logo na primeira edição.
Gabeira vai usar imagens de brigas no Congresso
O programa de estréia de Fernando Gabeira (PV) será repleto de referências biográficas, mas sem citar polêmicas, como a defesa da descriminalização da maconha. Logo no primeiro dia da campanha, o candidato verde resolveu passear pela orla da Zona Sul com um patinete. A imagem, segundo Lula Vieira, publicitário responsável pela campanha, estará presente. Mas a foto que ficou famosa de Gabeira, com uma tanguinha na Praia de Ipanema no passado, não aparecerá por ora.
¿ Ele não tem que se envergonhar do que fez no passado. Se algum inimigo quiser bater na tanguinha, vamos achar divertido. Ele estava feliz por se reencontrar com a cidade depois do exílio, e pegou a tanguinha emprestada da prima (a jornalista Leda Nagle). Se baterem nisso, vamos contar a história da sunga. E vai ser engraçado ¿ disse Lula Vieira, que também pretende usar imagens de Gabeira discutindo com o ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti e brigando com seguranças da Casa antes da sessão que julgou a cassação do ex-presidente do Senado Renan Calheiros.
O primeiro programa de Paes não trará surpresas no formato. Mas o responsável pela propaganda do peemedebista, Renato Pereira, diz que vai esperar os ¿últimos acontecimentos¿ para fechar a edição na terça-feira, véspera da estréia do horário gratuito:
¿ Faremos um programa propositivo, mostrando o clima favorável com o qual ele tem sido recebido nas ruas. Não vou citar os adversários. Não é a nossa praia.
O governador Sérgio Cabral já gravou ao lado de Paes, mas não está confirmada sua aparição no primeiro programa do peemedebista. O candidato é o que tem o maior tempo de TV: 6 minutos e 48 segundos.
www.oglobo.com.br/pais/eleicoes2008