Título: Diplomata do vietnã sequestrado nas paineiras
Autor: Pontes, Fernanda ; Lima, Flávia
Fonte: O Globo, 17/08/2008, O Globo, p. 22

Doze bandidos fecham estrada, assaltam também grupo de chineses e levam funcionário de embaixada no porta-malas

Fernanda Pontes, Flávia Lima e Gustavo Goulart

O conselheiro da embaixada do Vietnã, Vu Thanh Nam, foi seqüestrado na manhã de ontem durante um assalto na Estrada das Paineiras, a 300 metros do Corcovado. Doze homens armados de fuzis, usando coletes pretos parecidos com os da Polícia Civil e toucas ninja, fecharam a via, rendendo uma van que transportava turistas chineses e um táxi onde estavam três vietnamitas. Após roubarem objetos de valor das vítimas, os bandidos fugiram em três carros, levando com eles o diplomata no porta-malas. Três chineses estão desaparecidos. E a polícia não soube dizer se eles também foram seqüestrados.

Segundo policiais que trabalham próximo ao Corcovado, os bandidos estavam em três carros que foram estacionados no lado direito da pista de subida para as Paineiras. Eles interditaram a passagem logo que perceberam a chegada da van, por volta das 11h30m. O táxi que vinha logo atrás, transportando o diplomata, seu pai e seu irmão, também foi obrigado a parar. As vítimas estavam subindo a estrada para visitar o Cristo Redentor.

Vietnamita se identificou como vice-embaixador

Todos os passageiros da van tiveram que sair dos veículos e entregar seus objetos de valor, como câmeras e telefones celulares. Durante o assalto, Vu Thanh Nam se identificou como conselheiro da embaixada do Vietnã, cargo que equivale ao de vice-embaixador, e logo depois foi obrigado a entrar no porta-malas de um dos carros dos bandidos. Antes da fuga, os assaltantes jogaram as chaves do táxi num matagal.

Policiais que trabalham no patrulhamento do Corcovado disseram que outros visitantes que iam para o ponto turístico presenciaram o assalto e também tiveram seus objetos de valor roubados. Uma das testemunhas seria um funcionário da Cedae.

Delegado recebe ajuda da Polícia Federal

Após os assalto, as vítimas voltaram para o Ibiza Copacabana Hotel, onde estão hospedadas. No fim da tarde, o delegado titular da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), Fernando Veloso, esteve no local para ouvir os turistas. Veloso considerou o fato muito grave e confirmou que a Divisão Anti-Seqüestro (DAS) foi acionada para acompanhar as investigações sobre o crime:

¿ O seqüestro é uma hipótese que está sendo investigada, mas até o momento o que temos é uma sucessão de roubos ¿ disse ele, que conta ainda com a ajuda do Serviço Reservado da Polícia Militar e da Polícia Federal.

Com dificuldade para se comunicar com as vítimas, que não falam inglês nem português, Veloso fez contato com a embaixada do Vietnã e solicitou um intérprete.

¿ Os depoimentos são muito contraditórios. Eles estavam tão nervosos que não conseguiram nem identificar o modelo e a cor dos veículos usados pelos assaltantes.

Ainda segundo a polícia, o grupo de chineses trabalha na Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), em Santa Cruz.

Na noite de ontem, policiais militares fizeram buscas na Estrada das Paineiras e em Santa Teresa. PMs do 2º BPM (Botafogo) e do 1º (Estácio) realizaram uma operação no Morro do Cerro-Corá, no Cosme Velho, mas nada encontraram.

O Itamaraty foi informado oficialmente do seqüestro do diplomata, mas não vai se pronunciar.

Vu Thanh Nam está no cargo de conselheiro da embaixada do Vietnã, em Brasília, desde fevereiro de 2006. Em solenidades, ele atua como tradutor para o português.

COLABORARAM: Cristiane de Cássia e Landa Araújo