Título: Juiz que prendeu Dantas atuará no mensalão
Autor:
Fonte: O Globo, 17/08/2008, O País, p. 16

Fausto De Sanctis vai ouvir testemunhas de acusação em SP

BRASÍLIA. O juiz Fausto De Sanctis ganhou notoriedade nacional como o comandante das investigações da Operação Satiagraha, que resultou na prisão de figurões como o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Agora, ele tem pela frente um novo desafio: interrogar, em São Paulo, as testemunhas de acusação do processo do mensalão. A ação penal tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) há quase um ano e, para acelerar as apurações, o relator, ministro Joaquim Barbosa, pediu a ajuda de juízes na primeira instância. O processo chegou à 6ª Vara de Justiça Federal, que é de responsabilidade do juiz, na última quinta-feira.

Em julho, De Sanctis entrou em conflito direto com o presidente do STF, Gilmar Mendes. Enquanto o juiz mandava prender os alvos da Satiagraha, o ministro mandava soltar. O auge da crise foi quando Gilmar libertou Dantas com um habeas corpus. No dia seguinte, De Sanctis mandou prender o banqueiro novamente. Gilmar concedeu ao réu outro habeas corpus. No texto, manifestou indignação com a insurgência do juiz.

Gilmar pediu para CNJ investigar conduta de juiz

"Ressalte-se que o novo encarceramento do paciente (Dantas) revela nítida via oblíqua de desrespeitar a decisão deste Supremo Tribunal Federal", escreveu Gilmar. O ministro lembrou que, em outra ocasião, De Sanctis havia afrontado uma determinação de outro integrante do tribunal, Celso de Mello. "Portanto, não é a primeira vez que o juiz federal titular da 6ª Vara Criminal da Subseção Judiciária de São Paulo, Dr. Fausto Martin De Sanctis, insurge-se contra decisão emanada desta Corte", concluiu.

Após o episódio, Gilmar pediu ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) examinar se houve desvio na conduta do juiz. O órgão arquivou o pedido. Apesar do pedido de Joaquim Barbosa, De Sanctis não dará dedicação exclusiva ao caso do mensalão, para não prejudicar as investigações da Satiagraha. Para ouvir as testemunhas do mensalão, ele poderá contar com a ajuda do juiz substituto da vara, Márcio Hached. (Carolina Brígido)