Título: TSE: identificação do voto é pura fantasia
Autor: Borges, Waleska; Bottari, Elenilce
Fonte: O Globo, 16/08/2008, O País, p. 3

Especialista do tribunal afirma que sistema é "100% seguro e inviolável"

Catarina Alencastro

BRASÍLIA. A ameaça de criminosos - de que podem identificar o voto por meio de cartões magnéticos - é "pura fantasia", garantiu o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino. Ele disse que o sistema de votação eletrônica é 100% seguro e totalmente inviolável. O secretário informou ainda que, para fraudar o programa, que é o mesmo nas urnas das 400 mil seções eleitorais do Brasil, seria preciso convencer todos os 200 técnicos que participam de sua elaboração e manutenção. Em 12 anos de utilização, até hoje não houve fraude ou tentativa de fraude comprovada, disse Janino:

- Podemos eliminar totalmente essa questão do cartão magnético. Isso é uma fantasia, uma falácia, não tem nenhum respaldo científico ou tecnológico para que aconteça porque a urna é totalmente fechada e lacrada. Não há qualquer possibilidade de acesso às suas memórias sem que você abra a urna e rompa o lacre.

Os programas são desenvolvidos internamente, e cada equipe é responsável por uma parte do processo.

- Cada equipe trabalha uma parte do sistema, mas não conhece o todo. É uma estratégia para garantir a segurança do processo.

Seis meses antes das eleições, os programas ficam disponíveis aos partidos no TSE, para que possíveis suspeitas ou brechas sejam identificadas. Nessa etapa pode-se comprovar que não é possível vincular o nome do eleitor ao voto efetuado, explicou o técnico.