Título: Ibope: Crivella lidera, Eduardo Paes agora é o 2º
Autor:
Fonte: O Globo, 16/08/2008, O País, p. 9

Às vésperas do começo do programa eleitoral na TV, esquenta a briga pela segunda colocação com recuo de Jandira

Maiá Menezes e Fábio Vasconcellos

A três dias do início do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio, esquenta a disputa pelo segundo lugar na corrida eleitoral na cidade do Rio. O candidato do PMDB, Eduardo Paes, ultrapassou a adversária do PCdoB, Jandira Feghali. Ele subiu de 8% para 12% das intenções de voto, enquanto Jandira caiu de 14% para 11%. Os dois, no entanto, estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro da pesquisa Ibope, divulgada ontem pelo "RJ-TV", é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A consulta mostra que o senador Marcelo Crivella (PRB) se estabilizou em primeiro lugar, com 28%, cinco pontos percentuais a mais do que a última sondagem, divulgada no dia 19 de julho. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo" e está registrada no TRE sob o número 20/2008.

Molon, do PT, tem apenas 1% das intenções de voto

A candidata do DEM, Solange Amaral, afilhada do prefeito Cesar Maia, passou de 5% para 6%. Um dos primeiros a se apresentar como pré-candidato, o deputado federal Fernando Gabeira (PV), apoiado pelo PSDB e pelo PPS, recuou de 8% para 4%. O deputado estadual Alessandro Molon (PT), que concorre pelo partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também perdeu terreno: caiu de 4% para 1%.

A 51 dias das eleições, a pesquisa mostra um alto percentual de eleitores que ainda não se decidiram o voto - 15%. O índice de eleitores dispostos hoje a anular ou votar em branco chega a 16%.

A pesquisa, realizada entre 12 e 14 deste mês, com 805 entrevistados, perguntou também aos eleitores sua intenção de voto para o segundo turno. Crivella venceria nas quatro projeções feitas pelo instituto. Com Jandira Feghali, a vitória seria por 36% a 32%. Contra Eduardo Paes, por 37% a 30%. Concorrendo com Gabeira, Crivella chegaria a 42% contra 20%. E com Chico Alencar, alcançaria 41%, contra 22% do candidato do PSOL.

Crivella tem o mais alto índice de rejeição: 29%

Para o primeiro turno, Crivella tem mais votos entre os eleitores de 5ª a 8ª série (32%), seguido daqueles com ensino fundamental (29%) e ensino médio (29%). Os eleitores de Jandira têm ensino superior (12%), seguido do ensino médio (12%). Já os eleitores de Eduardo Paes estão concentrados entre aqueles que têm ensino fundamental (14%) e superior (13%).

Embora esteja em primeiro lugar na pesquisa, Crivella apresenta o maior percentual de rejeição: 29%. Fernando Gabeira tem 20% e Solange Amaral, 18%. Eduardo Paes e Jandira Feghali têm 11% de rejeição cada.

Nas últimas semanas, os dois candidatos que disputam o segundo lugar, Eduardo Paes e Jandira Feghali, visitaram hospitais e postos de saúde e apresentaram promessas para a área de saúde. Eles, na verdade, procuraram adequar suas campanhas ao resultado de pesquisas internas dos partidos que apontavam a saúde como o principal problema da cidade, segundo os eleitores.

A pesquisa Ibope confirmou esse dado. Segundo o instituto, 76% dos moradores disseram que a saúde é o problema que mais preocupa. Apesar de não ser atribuição específica da prefeitura, a segurança pública teve 63% das respostas. A educação vem em terceiro lugar com 42%, seguido de desemprego 26%. O levantamento do Ibope perguntou aos eleitores também a avaliação do governo Cesar Maia. Para 37% das pessoas, a administração é regular; 4% acham que é ótima; 24% a consideram boa; 14% acham ruim; e 19% disseram ser péssima.